Fim de ano: psicóloga ensina a construir novos hábitos em 2024 - André Gomes
Siga nas redes sociais

Cotidiano

Fim de ano: psicóloga ensina a construir novos hábitos em 2024

É comum que a construção de novos hábitos esteja entre as metas de um ano que se inicia, mas, passadas as festividades, nem sempre os planos são colocados em prática. A psicóloga da Hapvida NotreDame Intermédica, Ivana Teles, destaca cinco pontos fundamentais para criar hábitos que geram mais qualidade de vida e saúde mental.

O primeiro ponto, conforme Teles, é a criação de uma rotina. Ter horários estabelecidos para cada atividade faz toda a diferença na produtividade, gestão do tempo e qualidade de vida. “Sem a rotina, tudo pode virar um grande caos”, aponta.

O autocuidado também é necessário e deve ser individualizado, sendo feito conforme o que for importante para a pessoa. Um banho demorado, um momento para assistir algo que goste, um tempo com amigos ou qualquer coisa que traga bem-estar.  “O importante é fazer algo que faça sentido para você”, recomenda.

Outra orientação da psicóloga é organizar o horário de sono. Além de  propiciar a recuperação física, um bom descanso à noite traz benefícios para a saúde mental, melhora o desempenho do cognitivo, o controle do peso, equilibra os hormônios e aumenta a resistência a doenças. “Sem dormir direito, acordamos mais propícios a estresse e irritação, sendo prejudicial para toda a nossa saúde”, ressalta.

A prática esportiva é item essencial para quem quer cuidar do corpo e mente em 2024.  A especialista ressalta que a atividade física é poderosa no controle de estresse e ansiedade. “Ajuda muito a descarregar emoções, fora a melhora no bem-estar e o aumento da sensação de prazer”.

Pode parecer inofensivo, mas o tempo de tela também deve ser controlado entre adultos para uma rotina mais eficiente e sem distrações. O uso excessivo do celular pode favorecer distúrbios de sono, fadiga visual e problemas de saúde mental. “O tempo de tela é resultado de uma busca constante em prazer, mas pode acabar gerando mais ansiedade e irritação”, explica.

As medidas devem funcionar em caráter preventivo, mas em caso da saúde mental já estar debilitada, a psicóloga da Hapvida NotreDame Intermédica orienta a procura por um profissional habilitado. “Um psicólogo ou psiquiatra podem ser fundamentais para iniciar melhor um novo ano e isso não é nenhuma frescura; é um ato de amor próprio e autocuidado”, conclui.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − nove =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Cotidiano

O fim do ano é tradicionalmente marcado por celebrações, reencontros e expectativas. Mas, para muitas pessoas, dezembro também traz uma combinação de ansiedade, tristeza...

Cotidiano

A Associação dos Notários e Registradores da Paraíba (Anoreg-PB) emitiu uma nota técnica sobre a decisão do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) que...

Cotidiano

Uma Cantata de Natal, realizada pelo Coral da Hapvida no último sábado (13), reuniu cerca de 30 crianças neurodivergentes, acompanhadas por terapeutas e familiares,...

Cotidiano

O paraibano, presidente nacional da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), Sheyner Asfóra, foi um dos destaques na cerimônia do Prêmio Nacional Justiça em...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.