Fórum de Gestão Pública debate inovação e transparência e premia oito prefeituras que se destacaram no índice de governança – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Fórum de Gestão Pública debate inovação e transparência e premia oito prefeituras que se destacaram no índice de governança

O encerramento do VII Fórum de Gestão Pública da Paraíba (VII FOGESP), nesta sexta-feira (24), foi marcado por palestras e pela premiação das oito gestões que se destacaram no comprometimento com a boa governança, alcançando bons indicadores.

O Fórum, que esse ano foi realizado em Campina Grande, é promovido pelo Conselho Regional de Administração da Paraíba (CRA-PB) em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA). Para garantir acessibilidade, todo o evento contou com tradução de intérpretes de libras.

A mesa de abertura do evento contou com a participação do presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Leonardo Macedo; do presidente do CRA-PB, Marcos Kalebbe Saraiva e do vice-presidente André Coelho; além do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima; do deputado Anderson Monteiro, representando o poder legislativo estadual; e o vereador Milanês Neto, que representou Câmara de Vereadores de João Pessoa; e Isabella Gondim, representando a Secretaria de Administração do Governo do Estado.

A diretora de Inovação Governamental do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Claudia Wehbe, falou sobre ‘Inovação da Gestão Pública’. Ela alertou que o discurso de inovação tem que estar ligado a efetividade, tem que resolver os problemas da população.

Controle social

O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, o conselheiro Antônio Nominando Diniz, ministrou palestra sobre ‘Ferramentas de controle social e transparência’. Ele falou dos mecanismos implementados pelo TCE para realizar o controle, a exemplo do Sagres e da Turmalina.

Dados para tomada de decisão

O administrador Dunga Júnior, secretário de Saúde de Campina Grande, abordou o tema ‘Transparência de dados na gestão de transporte e trânsito’ e falou de como o domínio de dados colaborou para a tomada de decisão e melhorias no trânsito e transporte.

Dunga, que foi superintendente de Transporte e Trânsito do município, contou como implantou um sistema para monitorar e ter dados precisos de acidentes de trânsito na cidade. “Com os dados, passamos a trabalhar de forma preventiva para evitar acidentes”, explicou.

A palestra contou com a participação do prefeito Bruno, que falou do sistema Business Inteligence (B.I.) que disponibiliza todos os dados do transporte público, desenvolvido na sua gestão. “Nós não consumimos informações do Google, passamos a oferecer informações para ele”, revelou, contando ainda que o domínio dos dados fez com que a gestão reduzisse o valor da passagem, tornando a cidade com o menor valor no Nordeste.

Premiação

Durante o maior evento de Gestão Pública do estado, os municípios de Sumé, João Pessoa, São Bento, Guarabira, Monteiro, São José do Sabugi, Cabedelo e Campina Grande foram premiados com base no Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA).

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − um =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) conclama prefeitos e prefeitas da Paraíba a votarem na ‘chapa da renovação’, na eleição da...

Política

A 2ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba, reunida na manhã desta terça-feira (20), impôs ao prefeito de Cacimba de Areia, Paulo Rogério...

Política

Os parlamentares estaduais aprovaram, nesta terça-feira (20), o projeto de lei 895/2023 de autoria da deputada Camila Toscano (PSDB), que institui a Campanha de...

Política

“É difícil viver em uma área de risco, principalmente na beira do rio”. O desabafo é da dona de casa Cleide Ambrósio, que vivia...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.