Com o adeus das Olimpíadas, agora começa a contagem para as Paralimpíadas de Tóquio. A delegação brasileira desembarcou nesta segunda-feira (9) na capital japonesa. O maior evento do paradesporto mundial inicia no dia 24 de agosto e muitos paraibanos estão no hall de paratletas de elite, com chances reais de medalhas.
Um deles é o pessoense Luan Lacerda, goleiro da Seleção Brasileira de Futebol de 5, que é a modalidade praticada por pessoas com deficiência visual. No entanto, em quadra, a posição de Luan é a única com atletas que enxergam. Agarrar bolas chutadas por jogadores cegos parece moleza. Só parece. No Futebol de 5, modalidade em que o Brasil é soberano nos Jogos Paralímpicos, o goleiro tem mais trabalho do que os goleiros convencionais, a começar pelo espaço reduzido que ele tem para se movimentar: o limite da área é de apenas dois metros pra frente. Passou disso, é pênalti.
“Temos um trabalho separado do grupo, que é um treinamento específico para goleiros, como também acontece com os goleiros de futsal e futebol de campo convencional. Mas, conosco acaba sendo diferenciado por causa da nossa área que é muito limitada, então temos que treinar muito a agilidade e o reflexo”, disse.
O jogo é intenso. A quadra tem o mesmo tamanho da futsal, mas a bola tem um guizo para que os quatro jogadores de linha de cada equipe se orientem pelo som. Mas, além do guizo, os jogadores contam com a orientação do técnico, de um “chamador”, que fica atrás do gol rival e do goleiro. O goleiro é quem comanda a defesa nos 10 metros próximos a sua meta. Essa comunicação, segundo Luan, também tem que ser muito treinada. “Em jogo, a nossa importância maior é a comunicação. O goleiro fica responsável pela orientação da defesa e isso precisa ser muito treinado. Precisamos ter a confiança dos nossos defensores, dos nossos alas para conseguirmos manter a sincronia da marcação”, explicou.
Luan Lacerda é o titular da Seleção do Futebol de 5 há sete anos. Ser os olhos da defesa lhe rendeu o título de menos vazado no último Mundial, na Espanha. Em seis jogos, ele tomou apenas dois gols.
A modalidade
O Futebol de 5 será disputado de 29 a 31 de agosto, com semifinais no dia 2 de setembro e a disputa para medalhas no dia 4. Grande favorito, o Brasil é o único país a conquistar a medalha de ouro nas quatro edições dos Jogos: 2004, 2008, 2012 e 2016.