O Governo do Estado deve decretar o lockdown na região metropolitana de João Pessoa nas próximas horas por meio de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE). A informação foi repassada pelo prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo (Democratas) nesta sexta-feira (29), após reunião com o governador João Azevêdo (Cidadania).
De acordo com Vitor Hugo, uma das restrições mais rígidas deve ser a adoção de um rodízio para carros. Um dia fica permitida a circulação de veículos com final de placa par e no outro dia, placa impar. “Fui voto vencido, mas o texto final será apresentado aos prefeitos na tarde de hoje”, revelou durante entrevista ao programa Correio Debate, da 98 FM.
Além de João Pessoa, a medida mais dura também valerá para os municípios de Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Conde, Alhandra e Pitimbu.
Lockdown é uma expressão em inglês que, na tradução literal, significa confinamento ou fechamento total. Ela vem sendo usada frequentemente desde o agravamento da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).
Embora não tenha uma definição única, o lockdown é, na prática, a medida mais radical imposta por governos para que haja distanciamento social – uma espécie de bloqueio total em que as pessoas devem, de modo geral, ficar em casa.