No momento em que o mundo volta seus olhos para a COP30, a Hapvida reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável ao lançar sua nova Cartilha ASG (Ambiental, Social e Governança). O guia consolida as diretrizes de sustentabilidade da companhia e orienta seus colaboradores na aplicação desses princípios no dia a dia. A iniciativa foi apresentada durante a 2ª Semana ASG, realizada no fim de outubro, que também abordou temas como o uso ético da inteligência artificial na saúde. Mais que um evento, a ação reforça o compromisso da Hapvida com a integração plena dos princípios ASG à sua estratégia corporativa e ao fortalecimento de uma cultura orientada por propósito e responsabilidade.
O documento detalha temas como governança corporativa, meio ambiente, sustentabilidade, privacidade, proteção de dados, gestão de riscos e integridade. O material foi desenvolvido com a participação de equipes técnicas de cada pilar para traduzir a cultura ASG em orientações simples, fortalecendo a transparência, a ética e a sustentabilidade no dia a dia da organização. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a cartilha reforça o propósito da companhia de cuidar das pessoas, das comunidades e do meio ambiente.
“Sustentabilidade, para nós, é um compromisso que permeia todas as decisões de negócio. Estamos estruturando e fortalecendo práticas que geram valor de longo prazo, equilibrando desempenho econômico, impacto ambiental e cuidado com as pessoas”, afirma Flávio Freire, head de Sustentabilidade da companhia.
Semana ASG debate inovação – A nova cartilha foi lançada durante a segunda edição da Semana ASG, realizada no fim de outubro. O evento teve como objetivo aproximar os temas ambientais, sociais e de governança da rotina dos colaboradores, conectando conceitos a ações práticas e reforçando a integração dos princípios ASG à cultura organizacional da companhia.
A programação incluiu duas mesas-redondas com convidados. A primeira, “Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Meio Ambiente”, reuniu especialistas como Freddy Marcos (Rentbrella), Cláudia Veiga e Victor Chagas (Meiwa), Victor Del Vecchio e Thaís Scharfenberg (Curupira Impact), além de Mariana Belarmino, coordenadora de Meio Ambiente da companhia, e Flávio Freire, head de sustentabilidade da Hapvida. O encontro promoveu um diálogo entre diferentes setores sobre o papel estratégico da sustentabilidade nos negócios e reforçou o compromisso coletivo com a construção de um futuro mais justo, colaborativo e sustentável.
Já a segunda mesa, “Inteligência Artificial e Ética na Saúde”, discutiu o uso responsável da tecnologia no setor, com participação de Gustavo Artese (Artese Advogados e Aktoria) e David Accioly de Carvalho, head de Privacidade, Governança e Integridade da companhia.
“Os debates reforçam o compromisso da organização com uma atuação ética, sustentável e integrada ao ecossistema da saúde, consolidando a Semana ASG como um espaço de aprendizado e engajamento para todos os colaboradores”, avalia Flávio Freire.
Outras ações
O fortalecimento constante da governança ASG tem guiado o avanço da Hapvida em sua jornada de sustentabilidade corporativa. A companhia vem consolidando uma estratégia robusta de descarbonização, com ampliação do uso de fontes renováveis de energia, entrada no mercado livre e aumento da autoprodução, reduzindo emissões e custos operacionais.
Paralelamente, a Hapvida amplia o alcance de projetos socioambientais estruturantes, como o Vida que Alimenta, o Vida que Aquece e o Guardiões do Meio Ambiente, que unem economia circular, solidariedade e educação ambiental. Outro destaque foi a recente atualização da análise de materialidade, baseada no conceito de dupla materialidade e alinhada aos padrões internacionais, em preparação para a adoção das normas IFRS S1 e S2. A companhia também reforça suas políticas de diversidade, equidade e inclusão, com foco na valorização das pessoas e na promoção dos direitos humanos.
Esses avanços refletem o compromisso da Hapvida em integrar plenamente os princípios ASG à sua estratégia corporativa e consolidam seu reconhecimento entre as 100 empresas mais influentes do Brasil e como uma das líderes em inovação aberta no ranking 100 Open Corps 2024.
Sobre a Hapvida – Com 80 anos de experiência, a Hapvida é hoje a maior empresa de saúde integrada da América Latina. A companhia, que possui mais de 73 mil colaboradores, atende quase 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia espalhados pelas cinco regiões do Brasil.
Todo o aparato foi construído a partir de uma visão voltada ao cuidado de ponta a ponta, a partir de 86 hospitais, 80 prontos atendimentos, 365 clínicas médicas e 301 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.















