O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizará cerca de 900 atendimentos no sábado do dia 13 de setembro. A iniciativa integra o esforço nacional “Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas” e contará com a participação dos 45 hospitais universitários da Rede Ebserh, em todas as regiões do País. A ação simultânea deve superar a marca dos 20 mil procedimentos em todo o Brasil, sendo o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde (SUS), até então.
No dia da ação, o HULW-UFPB/Ebserh realizará os exames laboratoriais concentrarão o maior número de procedimentos com mais de 500 atendimentos. Também estão programadas, para o mesmo dia, cirurgias urológicas, benignas de mama e cirurgias de cabeça e pescoço. Haverá, ainda, consultas de riscos cardiológicos, exames de imagem, como tomografia, ressonância magnética, além de inserção de DIU e histerocospia diagnóstica.
Os pacientes atendidos no mutirão são agendados conforme fila estabelecida pelo sistema de regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e da própria regulação do hospital universitário. Portanto, no dia do mutirão, não haverá atendimentos por demanda espontânea. O objetivo principal é reduzir as filas de exames e cirurgias eletivas do SUS, garantindo que pacientes que aguardam possam ter acesso ao cuidado necessário.
“Nós estamos muito focados na ampliação do acesso da atenção especializada seguindo as diretrizes da Rede Ebserh e do Ministério da Saúde. O Ebserh em Ação com certeza vai reduzir as filas do nosso hospital. Para além disso, é também um momento de integração com as habilidades de ensino envolvimento de alunos da gravação à residência, demonstrando essa dimensão importante do hospital universitário do programa agora tem especialista que é do eixo formação nosso hospital e que garante um acesso mais amplo a toda população,” ressalta Alexandre Medeiros, superintendente do HULW-UFPB/Ebserh.
Com a mobilização do sábado (13/09), chamado de “Dia E”, o Hospital Universitário reforça a meta do programa “Agora Tem Especialistas”, do governo federal: zerar as filas do SUS e ampliar em 40% a produção de cirurgias eletivas ao longo do ano. Diversos mutirões já vêm sendo realizados e, somados a melhorias nos fluxos internos, têm possibilitado avanços no atendimento à população.
Dia “E” Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas
O Dia “E” faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Trata-se de uma iniciativa estratégica com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país. Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula com o Ministério da Saúde, o projeto contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).
Desde seu lançamento, o Ebserh em Ação tem mobilizado os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, promovendo mutirões, turnos extras e envolvimento direto de residentes e graduandos, reforçando o compromisso com a formação profissional, o atendimento humanizado e as necessidades da população.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
SERVIÇO:
Dia “E” Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas no HULW-UFPB
Quando? 13 de setembro
Horário? 9h
Onde? Hospital Universitário Professor Lauro Wanderley – R. Tabelião Estanislau Eloy, 585 – Castelo Branco, João Pessoa (PB)
