O deputado estadual Inácio falcão (PCdoB) afirmou que um grupo de parlamentares entrará com ação na Justiça, na próxima segunda-feira (19), contra o Projeto de Resolução que estabelece voto aberto e antecipa a eleição do segundo biênio.
Em entrevista na rádio Band News PB, nesta quinta-feira (15), ele afirmou ser a favor do voto aberto, mas não à antecipação da eleição para presidente da Casa.
“O Projeto de Resolução deixa de fora os novos parlamentares [14 eleitos este ano] da discussão sobre as eleições para presidente”, destacou.
A questão é que, pela proposta aprovada esta semana por maioria, as chapas que irão concorrer no primeiro e segundo biênios devem ser apresentadas 10 dias antes, ou seja, antes mesmo da posse dos 36 deputados.
Os parlamentares que devem assinar a ação, além de Inácio, são Hervázio Bezerra – que foi o primeiro a levantar a questão na tribuna da ALPB -, Camila Toscano, Taciano Diniz, Eduardo Carneiro e Galego Souza. Todos votaram contrários à proposta.
E mais: pela proposta, o atual presidente Adriano Galdino, candidato ao segundo biênio, é quem presidirá a sessão de posse e as eleições dos dois biênios.