Dados divulgados pelo Censo Escolar, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), revelam que a inclusão de alunos com deficiência em classes regulares dobrou em quase uma década. Apesar do avanço, a acessibilidade ainda é um obstáculo para fortalecer as medidas inclusivas nos espaços.
Nesta sexta-feira (3), Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o deputado Pedro Cunha Lima comemorou o avanço na inclusão, mas aponta que há um longo caminho pela frente. O parlamentar destaca a importância da educação para a criação de oportunidades e valorização das pessoas com deficiência na sociedade. Ao longo de seus mandatos, Pedro já destinou mais de R$ 4 milhões para instituições que cuidam de pessoas com alguma deficiência.
“E quando se fala de educação inclusiva, vai além de colocar pessoas com necessidades especiais dentro da sala de aula. É promover um espaço onde ela tenha condições de se desenvolver e aprender não só o assunto, mas a socialização e a reconhecer seu lugar no mundo”, apontou.
Conforme o levantamento, enquanto em 2011, 558 mil crianças e adolescentes com alguma deficiência frequentavam esse espaço, em 2020 o número de estudantes com necessidades especiais chega a 1,15 milhão. Rampas, banheiros acessíveis, vãos livres, corrimão, pisos táteis, sinal visual, elevador e sinal sonoro estão entre as ferramentas de acessibilidade que precisam ser implantadas nas unidades,de acordo com a pesquisa.
Na Paraíba
Dados do IBGE mostraram que a Paraíba ocupa o terceiro lugar dos estados que apresentaram os maiores percentuais de pessoas com deficiências, ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte e Ceará. Pedro aponta que apesar do número elevado, o poder público estadual não possui nada significativo em favor do grupo.
“O Governo do Estado falha demais quando se fala em direitos e políticas públicas das pessoas com deficiência. Não existem projetos implantados, não existe incentivo; coisas simples, como acessibilidade, são totalmente ignoradas. É triste ver como essa parcela tão significativa da população é desprezada”, ressaltou o parlamentar.
Mercado de trabalho
A falta de educação afeta também a inserção no mercado de trabalho. De acordo com o IBGE, apenas 28,3% das pessoas com deficiência em idade de trabalhar integram a mão de obra nacional. Isso porque 67,7% das pessoas com deficiência não concluíram o ensino fundamental e somente 5% finalizaram a faculdade, revela o Instituto.
Ações
Ao longo de seus mandatos, Pedro destinou R$ 4.408.552,00 para instituições que cuidam de pessoas com alguma deficiência. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) foi uma das entidades contempladas pelo deputado nos municípios de Campina Grande; João Pessoa; Esperança; Patos; Areia; São João Rio do Peixe; Serra Branca e Mari. O Instituto dos Cegos, em João Pessoa e Campina Grande, também foi contemplado com recursos.