À medida que registra o maior aumento populacional entre as capitais brasileiras, com elevação de 15,3%, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), João Pessoa vem atraindo a atenção dos outros estados. A cidade paraibana tem recebido cada vez mais turistas que decidem por morar ao invés de apenas passar férias por aqui.
O crescimento expressivo tem impulsionado a indústria da construção civil, que recebe um número cada vez maior de clientes de outros estados. Na MGA Construções, por exemplo, cerca de 40% dos clientes não são da Paraíba. A empresa tem empreendimentos em João Pessoa e também em Cabedelo.
A diretora comercial da organização, Christina Santiago ressalta que a tendência tem sido registrada nos últimos meses, com um crescimento exponencial. “Hoje os nossos empreendimentos contam com muitos moradores que vieram de outros estados. Alguns projetos ainda não foram entregues, mas entre os compradores, estão pessoas de fora da Paraíba”, afirma.
Entre os fatores que levam as pessoas a escolher a capital paraibana, Christina acredita que a região litorânea com belas praias, a qualidade de vida e o clima agradável são fatores decisivos. Com a maior parte das construções da MGA localizadas no bairro do Bessa, em João Pessoa, a diretora aponta a região como um polo de atração para pessoas de todo o país, que buscam qualidade de vida e oportunidades.
Entre as opções de empreendimentos da MGA, estão o Soul Life Design, Breeze, Mondo, Maré e Arbo. A construtora tem 16 anos de atuação no mercado voltada para a capital e região metropolitana. Além de servir para moradia, os locais também são uma alternativa de investimento.
Além do atrativo das praias e do clima favorável, a cidade também se destaca por fatores como segurança, educação e infraestrutura, se consolidando como uma opção viável para investimentos imobiliários e criando um ambiente propício para o crescimento do setor da construção civil.
Pesquisa
De acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a variação populacional entre 2010 e 2022, em João Pessoa, foi de 15,3%. Levando em conta todas cidades do Brasil, o aumento foi o quarto maior do país. Entre as capitais, a cidade paraibana foi a que mais elevou a sua população no período. No último levantamento, a população da cidade chegou a 833.932 pessoas, representando um aumento de 110.417 habitantes quando comparado ao Censo de 2010.