João Pessoa inicia vacinação de crianças de 5 a 11 anos com deficiência ou comorbidade – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

João Pessoa inicia vacinação de crianças de 5 a 11 anos com deficiência ou comorbidade

A Prefeitura de João Pessoa inicia a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 até 11 anos de idade, neste domingo (16), das 8h às 16h, no Parque Solon de Lucena e no Parque Arruda Câmara (Bica). Os primeiros grupos a serem imunizados serão as crianças com deficiência permanente ou que tenham alguma comorbidade.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Margareth Diniz, cerca de 80 mil crianças deverão ser imunizadas na Capital, após a ampliação para outros grupos dentro dessa faixa etária. “A princípio serão os grupos prioritários. Na sequência, nós ampliaremos essa vacinação e esperamos que, em dois meses, tenhamos atingido nosso público-alvo”, afirmou Margareth Diniz.

Serão incluídas posteriormente as crianças indígenas, quilombolas, aquelas que vivem em lar com pessoas de alto risco para evolução grave de Covid-19 e as crianças sem comorbidades em ordem decrescente de idade. Será aplicado o imunizante da Pfizer, com dose reduzida, que equivale a 1/3 da dose normal.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde de João Pessoa, Alline Grisi, os pais ou responsáveis pelas crianças deverão estar presentes, manifestando sua concordância com a vacinação. “No caso da ausência dos pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito”, explicou. No primeiro dia de vacinação para esse grupo, não será necessário realizar agendamento.

Documentação para crianças

No momento da vacinação, será necessário apresentar um documento oficial com foto ou certidão de nascimento da criança, cartão SUS, comprovante de residência em João Pessoa e laudo médico comprovando comorbidade ou deficiência.

Comorbidades

São consideradas comorbidades para o público infantil pelo Ministério da Saúde: Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 como lesão em órgão-alvo; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensa; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, do Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doenças neurológicas crônicas; Doença renal crônica; Imunocomprometidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida; Síndrome de down; Cirrose hepática.

Dúvidas

A Prefeitura disponibiliza dois números de contato para auxiliar os cidadãos que estão com dificuldades para realizar cadastro, agendar vacinação ou outras dúvidas relacionadas ao aplicativo Vacina JP. Nesses casos, a população pode ligar ou enviar mensagem via Whatsapp para os números: (83) 98600-4815 ou (83) 98699-2917. O horário de atendimento desse serviço é de segunda a sábado, das 8h às 19h. Outra forma de contato é através do endereço de e-mail: vacinajp@gmail.com.

Diversão

Quem for participar da campanha de vacinação neste domingo também poderá curtir uma série de atrações preparadas pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). No Parque Zoobotânico Arruda Câmara, terão apresentações de palhaços e teatrinho. Já no Parque Solon de Lucena, haverá show de um grupo de artes, com personagens infantis.

Confira a relação dos postos de vacinação neste domingo (16):

Parques – 8h às 16h (sem agendamento)
1ª dose: 5 a 11 anos com deficiência permanente ou comorbidade

Parque Solon de Lucena (Centro)
Parque Arruda Câmara (Tambiá)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

Na região do Curimataú, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Curimataú Paraibano (CIMSC) busca unir as cidades para ofertar especialidades médicas e exames à...

Política

A cidade de João Pessoa vai sediar, em junho, dois dos maiores eventos voltados para a atuação dos vereadores pelo país afora. Em um...

Política

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) saiu em defesa dos trabalhadores da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que acusam a empresa pública de...

Política

O Sistema Nacional de Emprego (Sine-PB) disponibiliza, a partir de segunda-feira (16), 569 vagas de emprego distribuídas em sete municípios: João Pessoa, Campina Grande,...

Copyright © 2020 js freelas.