João Pessoa sediará Conferência Nordeste pelo Clima – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

João Pessoa sediará Conferência Nordeste pelo Clima

Nos dias 22 e 23 de Outubro, João Pessoa sediará o Encontro da Juventude Ativista do Nordeste sobre o Clima. A data corresponde às mobilizações globais pelo clima que estão articuladas para acontecer antes da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática – COP26, que ocorrerá na cidade de Glasgow, na Escócia, entre 31 de outubro e 12 de novembro de 2021.

Com o intuito de auxiliar nordestinas e nordestinos a compreenderem e se prepararem para a década de ação climática intensa que temos pela frente, a conferência pretende elaborar uma carta para levar para Glasgow, assinada pela juventude e também por agentes públicos comprometidos em trabalhar localmente para desenvolver as estratégias de contenção ao avanço da crise climática mundial.

O principal intuito do evento é promover uma discussão sobre o avanço das mudanças climáticas no território nordestino, levando em conta as consequências e o que pode ser feito no momento para combater, mitigar e adaptar a mudança do clima de forma local. O evento em si terá um foco no protagonismo jovem nas questões ambientais e climáticas, além de promover o diálogo científico-acadêmico e político.

A conferência será realizada pelo Movimento das Juventudes pela Ação Climática, e irá atrair para João Pessoa ativistas de todo o Nordeste. Inspirados pela estudante e ativista sueca Greta Thunberg, jovens no mundo inteiro se organizam nas Fridays For Future, também conhecidas ‘Sextas-feiras pelo Futuro’ realizando greves pontuais às sextas-feiras, e pedindo ações mais ambiciosas e imediatas contra as mudanças climáticas, a fim de evitar maiores catástrofes de origem antrópica no planeta.

“O Nordeste Pelo Clima é uma forma de demonstrar que existe ação climática na nossa região e fazer a juventude do Nordeste ser ouvida. Entendemos que somos parte de uma região chave para compreensão dos impactos da crise climática em territórios socioeconomicamente fragilizados. A pauta climática afetará o Nordeste profundamente. Entretanto, nossa região ainda não assumiu protagonismo na discussão sobre ação climática e justiça socioambiental como deveria”, destacou a jovem Alice Piva, uma das organizadoras do evento.

Nomes de referência da pauta climática nacional deverão participar dos painéis, além de autoridades, técnicos e acadêmicos. As inscrições estão sendo realizadas pelo endereço eletrônico:  https://www.sympla.com.br/conferencia-nordeste-pelo-clima__1371577.

Confira a programação:

22 de Outubro de 2021 (Sexta-feira)

10h – Audiência Pública ‘Nordeste Pelo Clima’ – Assembleia Legislativa da Paraíba.

16h – Greve Pelo Clima – Justiça Climática Pelo Nordeste – Largo de Tambaú.

23 de Outubro de 2021 (Sábado)

9h – Abertura da Conferência Nordeste Pelo Clima – Teatro Paulo Ponte – Espaço Cultural José Lins do Rego.

10h – Painel “O Nordeste inserido no mundo: territorializando a crise climática” – Espaço Cultural José Lins do Rego.

14h – Painel “Ações políticas de mitigação e adaptação para o Nordeste” – Espaço Cultural José Lins do Rego.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

O relator-geral do Orçamento 2022, deputado Hugo Leal (PSD-RJ), apresentou nesta sexta-feira (3) parecer preliminar em que determina 20 programações de caráter nacional para...

Política

Apontado como possível destino do ex-governador Geraldo Alckmin para 2022, o PSB ainda não dá como certa a filiação do tucano. “Não diria que está perto ainda. O...

Política

O Plenário do Senado aprovou, em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 23/2021 mantendo pleito da Confederação Nacional de Municípios (CNM)...

Política

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a Câmara e o Senado farão “o máximo esforço” para promulgar o quanto...

Copyright © 2020 js freelas.