Lei de Camila institui campanha de conscientização sobre Neuralgia do Trigêmeo – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Lei de Camila institui campanha de conscientização sobre Neuralgia do Trigêmeo

O Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (14) trouxe a publicação da Lei 13.088/24, de autoria da deputada Camila Toscano (PSDB), que institui a Campanha de Conscientização sobre a Neuralgia do Trigêmeo no Estado da Paraíba.

A Neuralgia do Trigêmeo é uma condição dolorosa e incapacitante, frequentemente descrita como uma das piores dores que alguém pode sentir. Apesar de pouco conhecida, é comum no Brasil, com estimativa de 4,5 casos por 100 mil habitantes por ano.

“A Paraíba ganha muito com a adoção dessa Lei, pois este é um problema sério, que não apenas causa sofrimento físico, mas também pode levar a distúrbios psiquiátricos e até a casos de suicídio, tornando-se uma preocupação crítica para a saúde pública. Então essa legislação vai nos garantir poder falar sobre o tema e conscientizar a população”, destacou a Camila Toscano.

A Lei propõe uma série de diretrizes para a campanha, sendo elas: ampla divulgação – promover informações sobre a doença, suas causas e opções de tratamento por meio de diversos meios de comunicação e esclarecer a sociedade sobre os desafios enfrentados pelos afetados pela Neuralgia do Trigêmeo é essencial e incentivo à consulta médica, pois o acesso a tratamento adequado começa com o diagnóstico correto.

Também são objetivos facilitar interações entre pacientes, profissionais de saúde e a sociedade em geral, criando um ambiente onde a troca de experiências e informações seja incentivada; estimular pesquisas científicas sobre a Neuralgia do Trigêmeo e promover a capacitação dos profissionais de saúde para garantir o melhor atendimento possível.

Saiba mais

A doença se manifesta como uma dor crônica e intensa na face e na cabeça, relacionada ao nervo trigêmeo. A neuralgia do trigêmeo ocorre com mais frequência em pessoas com mais de 50 anos e aumenta sua incidência em idades mais avançadas, embora possa ocorrer em qualquer idade, muito raramente na infância.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + dezesseis =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) finalizou, nesta segunda-feira (17), o julgamento da primeira ação de violência política de gênero do Estado, condenando...

Política

A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) comemorou o resultado do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) que nesta segunda-feira (17) condenou o comunicador Célio Alves...

Política

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (17), no programa semanal Conversa com o Governador, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, a antecipação...

Política

Praias lindas, arquitetura histórica, paisagem encantadora, as delícias de uma gastronomia peculiar e, para completar esse cenário que já é perfeito, a cidade de...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.