Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (2) a Lei 12.866/2023, de autoria da deputada Doutora Paula (Progressistas), que estabelece o dia 24 de junho como o Dia da Mulher Sertaneja, denominado de Elba Ramalho.
A propositura enaltece a mulher sertaneja, ao tempo em que faz homenagem, também, a cantora paraibana Elba Ramalho que, segundo Doutora Paula, é “grande expressão paraibana”.
“O Dia da Mulher Sertaneja é uma data necessária para destacar a importância das mulheres que vivem nas áreas rurais da Paraíba e enfrentam desafios específicos em suas vidas cotidianas. É uma oportunidade de reconhecer e valorizar suas contribuições significativas para suas famílias, comunidades e para o país como um todo”, argumenta Doutora Paula.
A deputada, na justificativa da Lei, destacou que “faz-se necessário o reconhecimento e valorização do trabalho rural feminino, pois o trabalho das mulheres sertanejas muitas vezes não é adequadamente reconhecido e valorizado, seja na agricultura, na pecuária ou em outras atividades rurais ou de arranjos produtivos”.