O deputado federal Mersinho Lucena (Progressistas) se reuniu com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro da Pesca e Aquicultura do Brasil, André de Paula, em Brasília. Durante o encontro, eles debateram o investimento do Governo Federal para melhorar a produção de camarão na Paraíba.
O encontro teve como objetivo a busca de solução para que o País volte a ser um grande exportador do crustáceo.
De acordo com o deputado Mersinho Lucena, o Brasil chegou a ser o maior exportador de camarão do mundo, mas recorde foi há vinte anos. “Na época, 30% do camarão que estava na mesa dos franceses era brasileiro. Os mercados americano e chinês consumiam nosso produto”, disse. “Hoje, a produção total do camarão local é vendido internamente. Não exportamos basicamente nada.”
O parlamentar colocou a discussão em pauta para que a produção no Brasil seja alavancada, e o País volte a ser um grande exportador do produto. “O Equador, um país menor que o nosso, exporta 6 bilhões de dólares por ano”, exemplificou. “É necessária coordenação de todos os ministérios envolvidos para que a gente possa abrir esse mercado novamente, uma vez que nosso produto é de qualidade”, acrescentou.
Mersinho ressaltou o apoio solicitado ao ministro, durante a reunião, para a Associação dos Carcinicultores da Paraíba (ACPB), que fica no município de Itabaiana, no interior da Paraíba. Ele destinou emendas para a construção de uma indústria de beneficiamento em Itabaiana, permitindo que os pequenos e médios produtores possam processar o camarão para fornecer tanto para o mercado formal quanto para a exportação. Ele também encaminhou recursos para realizar o censo dos carcinicultores.