Na mais recente conquista para a Paraíba, em especial para a população do Litoral Sul, o 2º Festival de Povos Indígenas de Conde será integrado ao calendário nacional do Ministério dos Povos Indígenas. A partir do próximo ano, o evento que celebra a rica cultura dos povos originários contará com o respaldo do governo federal.
A notícia foi oficializada durante uma reunião em Brasília nesta quinta-feira (9), onde estiveram presentes o Coordenador Executivo de Saberes Indígenas do MPI, Karkaju Pataxó, o secretário estadual de Representação Institucional da Paraíba, Adauto Fernandes, o secretário municipal de Conde, Aleksandro Pessoa, e o dirigente do partido PSB, Augusto Fernandes.
Kakarju Pataxó, representante do MPI, assegurou: “O Ministério dos Povos Indígenas vai apoiar o 2º Festival de Conde. Nosso compromisso é marcar presença nas manifestações culturais indígenas de todo o país, e com a Paraíba não será diferente. É do nosso interesse promover eventos que enalteçam a cultura indígena.”
O secretário estadual Adauto Fernandes destacou a relevância desse apoio para a cultura e a economia do Litoral Sul paraibano: “Com esse respaldo do governo federal, será possível ampliar o evento, atraindo mais pessoas e impulsionando o comércio, o turismo e os serviços da região. Tudo isso é muito positivo para nosso estado da Paraíba”, afirmou.
O secretário municipal de Conde, Aleksandro Pessoa, enfatizou que a busca por apoio em Brasília foi uma determinação da prefeita Karla Pimentel, evidenciando o comprometimento da gestão em fortalecer o município. “A segunda edição do festival será extraordinária, e estamos felizes em ver nosso evento fazer parte do calendário nacional”, celebrou Pessoa.