Mosaicistas agradecem homenagem no Salão do Artesanato Paraibano durante visita da primeira dama aos ateliês - André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Mosaicistas agradecem homenagem no Salão do Artesanato Paraibano durante visita da primeira dama aos ateliês

A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, deu continuação, nesta quarta-feira (3), à série de visitas técnicas que estão sendo feitas aos artesãos mosaicistas, os homenageados no 41° Salão do Artesanato Paraibano, que ocorrerá na Orla de João Pessoa, de 8 de janeiro a 1° de fevereiro, e terá o mosaico como tema.

Neste segundo dia, Ana Maria Lins iniciou as visitas pelo Bairro José Américo, em João Pessoa, oportunidade em que conheceu o trabalho das artesãs Cristiane Galdino e Tereza Cristina, acompanhada da segunda-dama Camila Mariz e por auxiliares da gestão estadual. Logo em seguida, a equipe se dirigiu até o Bairro de Cabo Branco, também na Capital, onde conheceu o trabalho de mais dois artesãos homenageados.

Para a primeira-dama, esse é um momento importante na preparação do 41° Salão do Artesanato. “Essas visitas são o primeiro passo que todo o time de Governo dá para a realização do Salão do Artesanato Paraibano. É quando se conhece ainda mais o trabalho dos artesãos homenageados, que iniciativas o Governo pode adotar para fortalecer ainda mais a tipologia — nesse caso, o mosaico. Mas, principalmente, de que maneira eles gostariam que essa homenagem aconteça”, comentou.

“E, neste segundo dia de visitas, a gente veio conhecer o trabalho de Cristiane e Tereza, que há dez anos se dedicam ao mosaico. A prova dessa dedicação são essas lindas peças que estão no ateliê delas. É uma homenagem muito merecida, e eu espero que elas, assim como todos os homenageados, voem ainda mais alto a partir de agora, com muitas vendas, com muitas encomendas e reconhecimento, mais do que elas já têm conquistado”, acrescentou Ana Maria Lins.

A segunda-dama Camila Mariz também ressaltou a importância da homenagem aos artesãos. “Nessas visitas, a gente vê a metodologia de trabalho, como esses artesãos se organizam e a gente chega à conclusão do quanto essa homenagem é justa. No caso de Tereza e Cristiane, é impressionante como elas dominam todas as etapas de produção — e isso, não tenho dúvidas, resulta na excelência do que fazem. Que bom que o Governo chega junto com essa homenagem e uma série de ações para que esse trabalho, e o artesanato paraibano como um todo, se consolide cada vez mais”, destacou.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, evidenciou o caráter empreendedor dos artesãos mosaicistas, fator que vai consolidar ainda mais os resultados da homenagem que receberão no Salão do Artesanato Paraibano. “Os artesãos que trabalham com o mosaico têm um lado empreendedor muito forte, uma noção de gestão pragmática. Um exemplo disso é a atuação forte deles nas redes sociais, uma lista de clientes consolidada. Por isso, não tenho dúvidas de que essa homenagem, essa vitrine que eles vão ter no Salão do Artesanato, realizado na Orla de João Pessoa, durante as férias, com um fluxo intenso de turistas, vai gerar muitos negócios”, observou.

Os homenageados — Nascida em Solânea, no Brejo paraibano, Cristiane Maranhão Galdino, de 52 anos, trocou a correria do comércio, da qual já estava cansada, pelas numerosas possibilidades do mosaico. Mudança que ficou mais nítida com a inspiração que a companheira dela, Tereza Cristina, de 59 anos, teve a partir das confecções que via sendo feitas na Internet com o mosaico.

“Nós entramos para o mundo do artesanato há dez anos — e o que mais nos deixa felizes é perceber a evolução que o nosso trabalho teve ao longo desse tempo, principalmente no acabamento. A aposta que a gente fez no mosaico não nos decepcionou. “, contou Cristiane.

Sobre a homenagem, a artesã mosaicista foi enfática: “Essa homenagem veio para dar holofotes a essa arte milenar e tão importante para o artesanato paraibano, que é o mosaico, que está presente em vários monumentos da nossa Capital. É a grande oportunidade de a população entender a grandeza do mosaico, o quanto ele se perpetua no espaço e no tempo. Isso já justificaria essa homenagem. Mas também é um estímulo, é a certeza de que estamos no caminho certo”, acrescentou Cristiane Galdino.

Sentimento compartilhado também por Tereza Cristina, de 59 anos e natural de Santa Rita, município da Região Metropolitana de João Pessoa. “Essa homenagem vai ser uma janela aberta para todos que trabalham com o mosaico. Particularmente, eu vejo como um grande reconhecimento, o que me deixa muito feliz e honrada”, externou, ressaltando não ter dúvidas dos resultados que serão colhidos a partir dessa homenagem.

Logo em seguida, a primeira-dama Ana Maria Lins se dirigiu até o Bairro de Cabo Branco, oportunidade em que conheceu o trabalho de Antônio Jacob Cattena, de 86 anos, e de Therezinha de Oliveira Cattena, de 84 anos.

Natural de São Paulo, Antônio Jacob, desde criança, dá asas à imaginação — motivo pelo qual escolheu o mosaico com todo o seu potencial criativo. “Foi difícil acreditar quando recebi a notícia de que minha esposa e eu seríamos homenageados no Salão do Artesanato. Estou tão feliz que só vou acreditar mesmo quando o Salão abrir. O mosaico é uma tipologia que nunca havia sido homenageada, e essa decisão demonstra o compromisso do governador João Azevêdo com todo o artesanato da Paraíba, que me acolheu há exatos 16 anos”, disse.

Para a esposa de Jacob, o mosaico tem sido uma terapia. “Quando eu comecei no mosaico foi como uma espécie de terapia. Mas eu não imaginava que iria perder um filho e que essa arte iria ser tão importante para amenizar essa dor. Por isso, essa homenagem que nós vamos receber é tão importante, e eu não tenho palavras para agradecer”, concluiu.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 3 =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

O governador em exercício Lucas Ribeiro esteve, na manhã desta quarta-feira (22), no, Alto Sertão paraibano, ocasião em que entregou à população do município...

Política

O prefeito Cícero Lucena deu início, nesta quarta-feira (22), ao projeto ‘Nefro em Rede’, uma iniciativa que tem como meta zerar a fila de...

Política

A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou o Projeto de Lei 925/2023, de autoria da deputada estadual Camila Toscano (PSDB), que altera dispositivos da Lei...

Política

Em uma manhã marcada por emoção e homenagens, o conselheiro Fernando Rodrigues Catão se despediu oficialmente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.