MP de Contas pede suspensão da nomeação da filha de Adriano Galdino no TCE - André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

MP de Contas pede suspensão da nomeação da filha de Adriano Galdino no TCE

O Ministério Público de Contas apresentou, nesta quinta-feira (20), uma representação, com pedido de concessão de medida cautelar, contra a indicação de Alanna Galdino, filha do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas da Paraíba (TRE-PB).

O MPC sustenta que a nomeação afronta os princípios da moralidade administrativa e da impessoalidade, baseando-se nos seguintes pontos:

Nepotismo – O caso configura nepotismo indireto, pois Alanna Camilla é filha do presidente da Assembleia Legislativa, órgão responsável pela indicação. A Súmula Vinculante nº 13 do STF proíbe expressamente nomeações de parentes até o terceiro grau para cargos de direção, chefia ou assessoramento. O MPC também destaca que o cargo de conselheiro não é político, mas técnico.

Violação ao princípio da Moralidade e Impessoalidade – a condução do processo indica falta de isonomia e conflito de interesses, pois o próprio Adriano Galdino coletou assinaturas de apoio à sua filha entre os deputados. O processo foi atipicamente acelerado, sem concorrência e sem questionamento. A Comissão de Constituição e Justiça dispensou a sabatina da candidata.

“Sublinhe-se que, mesmo se se tratasse de pessoa qualificada ao cargo, ainda assim, o processo estaria comprometido desde o início, salvo num cenário absurdo no qual apenas parentes de parlamentares concorressem à vaga de conselheiro, situação em que todos estariam em pé de igualdade por consaguinidade/afinidade”, afirmam as procuradoras, em outro trecho.

Falta de qualificação técnica – A Constituição exige que Conselheiros tenham notório conhecimento em direito, contabilidade, economia, finanças ou administração pública.

Com Jornal da Paraíba

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 4 =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

A deputada estadual Doutora Paula (Progressistas) lamentou a morte de duas mães, Maria Danielle, de 38 anos, e Ruth Iaponira, de 17 anos, após terem...

Política

A prefeita de Guarabira, Léa Toscano, assinou nesta quarta-feira (27) a ordem de serviço para a reforma e readequação do prédio do abatedouro público...

Política

João Pessoa reafirma o protagonismo no cenário nacional ao ser destaque em matéria publicada pelo site da revista Istoé. A publicação ressalta o expressivo...

Política

O Governo Federal estará presente no II Congresso Paraibano de Municípios e na Feira de Oportunidades e Negócios (Confep), evento realizado pela Federação das...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.