Em sua 29ª avaliação o Plano Novo Normal para Paraíba (PNN-PB) publicou o balanço das novas bandeiras que passa a vigorar nos 223 (duzentos e vinte e três) municípios do Estado, a partir desta segunda-feira (12). Na nova avaliação, os municípios da região polarizada por Princesa Isabel estão classificados com a bandeira amarela que representa uma redução da transmissibilidade da covid-19, além de baixos índices de internação hospitalar por conta da doença.
Além de Princesa, os municípios de Tavares, Juru, Água Branca, Imaculada, São José de Princesa e Manaíra estão classificados com a bandeira amarela. Na avaliação, 98% dos municípios paraibanos encontram-se em bandeira amarela com apenas 2% dos municípios em bandeira laranja. Bandeiras vermelhas e bandeiras verdes não estão atribuídas a nenhum dos municípios paraibanos.
Importante destacar também, que esta avaliação marca nova transição de bandeiras. Houve cinco transições de municípios paraibanos da bandeira vermelha para a bandeira laranja, além de outras duas transições da bandeira vermelha para a bandeira amarela. Houve também, 153 transições da bandeira laranja para bandeira amarela.
A análise revela que a nova avaliação marca uma nova transição de bandeiras, delimitada, em especial, pela tendência de estabilidade com decréscimo da média móvel da taxa de transmissibilidade (Refetivo) do novo coronavírus e das taxas de ocupação hospitalar dos leitos de terapia intensiva de adultos, reflete na predominância das bandeiras amarelas.