Na Câmara, deputada Edna Henrique cobra implantação do Centro de Hemodiálise no Cariri paraibano – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Na Câmara, deputada Edna Henrique cobra implantação do Centro de Hemodiálise no Cariri paraibano

Uma demanda histórica na área de saúde do Cariri paraibano, uma luta encampada pela deputada federal Edna Henrique e pelo saudoso deputado João Henrique que não mediram esforços para conquistar a implantação do Centro de Hemodiálise para atender a população caririzeira.

Mas, mesmo após três anos de trabalho destinando emendas, liberando recursos, participando de reuniões com o governador, secretário de saúde, superintendente da Suplan, e ainda com a provação do CIB, nada foi feito até agora para realizar o sonho de toda uma região que necessita com urgência da implantação desses serviços de saúde.

Para se ter uma noção da necessidade, o Cariri paraibano com 17 municípios não atende seus pacientes hemofílicos que precisam se deslocar para Campina Grande, João Pessoa ou Arco Verde no estado de Pernambuco, em busca dos procedimentos de hemodiálise, algo que a parlamentar considera inadmissível.

A implantação do Centro de Tratamento de Hemodiálise na estrutura do Hospital Santa Filomena, em Monteiro, dará acesso para que os pacientes tenham o tratamento dentro dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde da universalidade, integralidade e equidade.

“Pacientes das cidades do Cariri enfrentam constantes viagens para realizar os procedimentos de hemodiálise. Conhecendo essa realidade, não medi esforços, não fiquei de braços cruzados, destinei emendas, consegui a liberação de recursos que somam quase de R$ 10 milhões e já estão na conta do Governo do Estado. Há mais de um ano o governador informou que iria autorizar a licitação para início das obras de reforma do espaço que abrigará o serviço de Hemodiálise no Hospital Santa Filomena, em Monteiro, mas até agora, nada foi feito”, afirmou Edna.

A deputada pontuou que espera ver antes de finalizar o seu mandato, a realização do seu sonho e de toda população caririzeira ser realizado.

“O dinheiro está na conta, portanto, é preciso que se tenha a sensibilidade para as necessidades dos pacientes que sem saúde, precisam de qualidade de vida adequada para realizar seu tratamento com comodidade, perto do seu lar, e não se arriscando em longas viagens até para o estado vizinho, em busca de esperança, de tratamento, de vida. O que me tranquiliza é saber que fiz a minha parte, e peço ao senhor governador que faça sua parte também. Somos trabalho e gratidão sempre”, concluiu Edna.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

A deputada Doutora Paula (Progressistas) parabenizou o Tribunal de Justiça da Paraíba por ter elevado as Comarcas de Sousa e Guarabira à 3ª Entrância,...

Política

Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) determinou a cassação dos registros de todos os candidatos proporcionais que disputaram o pleito 2020,...

Política

Os deputados estaduais aprovaram nesta terça-feira (17) pedidos feitos pela deputada Doutora Paula (Progressistas) para que o Projeto Cooperar distribua Kits de Equipamentos de...

Política

O governador João Azevêdo participou, nesta segunda-feira (16), no Centro de Convenções de João Pessoa, da solenidade de conclusão do curso de formação de...

Copyright © 2020 js freelas.