Pesquisa realizada em 56 municípios da Paraíba, pelo Instituto Nexus, revela que 70,5% dos entrevistados são favoráveis a não obrigatoriedade do uso da máscara em locais abertos.
Mais de dois anos após o início da pandemia da Covid-19, o uso da máscara tem se tornado ponto discordante.
Já para 24,8%, o uso do equipamento de proteção deve continuar sendo obrigatório na rua. Não sabe/Não respondeu totaliza 4,7%.
Novo decreto estadual, que deve ser publicado até a próxima sexta-feira (8), deve delegar aos municípios a decisão de liberar ou não a máscara.
Quando perguntados sobre o uso em locais fechados, 60,6% responderam que deve continuar sendo obrigatório na Paraíba. Para 33%, deveria deixar de cobrar. Não sabe/Não respondeu representa 6,4%.
Ao todo, a Nexus realizou 860 entrevistas, por telefone, com pessoas a partir de 16 anos, entre os dias 4 e 5 deste mês. A margem de erro é 3,3% e a confiabilidade, 95%.
Outro ponto abordado na pesquisa é em relação à vacinação contra a Covid-19. Ao serem questionados, 70,2% responderam que se sentem muito protegidos em relação às vacinas.
Um percentual de 11,2% respondeu se sentir pouco protegido. Não Sabe/Não respondeu chega a 4%. A Paraíba é um dos estados mais adiantados na vacinação contra a Covid-19, com quase 83% da população imunizada com as duas doses.
Contando com as doses de reforço, a Paraíba já aplicou 8.402.373 doses da vacina contra a doença.