Nutricionista alerta para exageros com pratos juninos e orienta como aproveitar a festa - André Gomes
Siga nas redes sociais

Cotidiano

Nutricionista alerta para exageros com pratos juninos e orienta como aproveitar a festa

A temporada de festas juninas já está aberta e uma das formas mais tradicionais de comemorar é comendo comidas de milho, típicas da época. Esses pratos podem ser extremamente gordurosos e açucarados e, alinhados a outros fatores, podem trazer desequilíbrio para a saúde da população, principalmente para pessoas com condições clínicas específicas.

A nutricionista do Sistema Hapvida, Adilla Almeida, alerta que, dependendo dos ingredientes usados para a produção dos pratos típicos, como pamonha, mungunzá ou canjica, por exemplo, e da quantidade de consumo nos períodos festivos, pode haver um desequilíbrio nutricional. “Os pratos típicos da época são muito saborosos, podem ser nutritivos desde que se saiba com o que alinhar. Os excessos de açúcares e gordura, principalmente, podem tornar esses pratos muito calóricos e, assim, eles deixam de ser interessantes”, afirma.

Além dos ingredientes, outro ponto que merece atenção é a quantidade de comida ingerida. Nesta época do ano, que é mais fria, o corpo humano sente mais fome, como um mecanismo para obter energia e manter a temperatura corporal. Unindo este fato ao hábito de passar toda a festividade comendo sem controle, pode gerar problemas gastrointestinais, alterações nas taxas sanguíneas e aumento de gordura corporal.

A chave para ter um São João mais saudável e não deixar de comer as comidas típicas da região, de acordo com a nutricionista Adilla, é dar preferência a pratos tradicionais mais próximos ao seu estado natural, como milho assado ou cozido, pipoca, cuscuz e amendoim. Pedir porções menores do que o habitual, comer de forma consciente e devagar e beber bastante água também ajudam.

“Pode-se adequar a preferência por pratos mais naturais e reduzir o açúcar. Beba água, coma mais devagar e, assim, você se sentirá mais saciado. Prefira porções menores de bolos e atenção às bebidas alcoólicas! Saborei as delícias da época sem culpa, mas sem exageros”, recomendou.

Portanto, o mais importante neste período junino é se atentar aos excessos alimentares e aproveitar a oportunidade para diminuir o estresse, celebrar nossa cultura e colocar o corpo em movimento com familiares e amigos.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 2 =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Cotidiano

Atendendo a uma solicitação do Ministério Público da Paraíba, o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) realizou uma inspeção no canil municipal...

Cotidiano

A Polícia Civil da Paraíba, em conjunto com o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB), realizou uma ação no município de São...

Cotidiano

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) está disponibilizando, a partir desta segunda-feira (30), 27 vagas de emprego em Princesa Isabel. Essa semana...

Cotidiano

Seis em cada dez doenças infecciosas que acometem seres humanos têm origem em animais, segundo dados do Ministério da Saúde. Estima-se que existam mais...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.