Das 49 Lideranças da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) eleitas no 1º turno das eleições, 11 vão representar estados nordestinos. São 4 deputados federais e 7 deputados estaduais, distribuídos em 7 estados. A Paraíba foi o estado que mais elegeu lideranças com um 1 deputado federal e 3 estaduais, sendo os deputados estaduais Camila Toscano (PSDB), Tovar (PSDB) e Chió (Rede) e o deputado federal Ruy Carneiro (PSC).
Para integrar a RAPS é preciso, entre outros critérios, ser uma pessoa engajada politicamente e interessada em participar da política institucional; ser comprometido com princípios da ética, integridade, democracia, transparência e sustentabilidade; assumir o compromisso de contribuir para o aperfeiçoamento do processo político e da qualidade da democracia brasileira; ausência de impedimentos legais gerais, de condenações por crimes ambientais, de condenações por crimes contra a economia popular e por crimes contra a Administração Pública; ausência de quaisquer condições indicativas de inelegibilidade prevista na Lei da Ficha Limpa.
A deputada Camila Toscano foi eleita deputada estadual pela primeira vez em 2014, sendo em 2018, reeleita para a sua segunda legislatura e mais uma vez reeleita este ano. Natural de João Pessoa, com raízes familiares em Guarabira, no brejo paraibano, Camila é advogada e cresceu no meio da política acompanhando a atuação dos pais: a ex-deputada Léa Toscano e o ex-deputado Zenóbio Toscano, atual prefeito de Guarabira. Atualmente, ela é vice-presidente do PSDB Estadual e preside da Comissão dos Direitos da Mulher. Nacionalmente, faz parte do grupo de estudo da Unale que vem formulando políticas públicas para combater a violência contra a mulher.
Tovar Correia Lima é natural de João Pessoa, mas foi em Campina Grande onde iniciou a vida pública como vereador do município, pelo PSDB, sendo eleito em 2008 e reeleito em 2012. Em 2014, disputou vaga no Poder Legislativo estadual e foi eleito deputado estadual, sendo reconduzido ao cargo mais uma vez no pleito eleitoral de 2018 e novamente este ano. Administrador de empresas, bacharel em Direito e pós-graduado em Gestão Pública, Tovar também ocupou o cargo de secretário Chefe de Governo e secretário de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Campina Grande.
Melchior Naelson Batista da Silva, ou simplesmente Chió, é natural do município de Esperança. Filho de agricultores, Chió foi criado no Sítio Gravatá Açu e iniciou a vida pública na militância estudantil ao fazer parte do diretório acadêmico do curso de Agronomia, na UFPB, onde concluiu seu doutorado na área. Pesquisador da Embrapa, o parlamentar entrou pra política em 1988, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Em 2012 foi eleito prefeito de Remígio pelo PSB, quatro anos depois foi reeleito para mais um mandato à frente do Poder Executivo do município. Em 2018, já filiado à Rede, conquistou a vaga de deputado estadual, sendo reeleito este ano.
Ruy Manuel Carneiro Barbosa de Aça Belchior (Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1970) é um administrador e político brasileiro, filiado ao PSC. Foi eleito deputado federal em 2010 com 108.644 votos, sendo portanto o segundo mais votado da Paraíba. Em 2014, Ruy foi candidato a vice-governador da Paraíba, na chapa do candidato ao Governo Cássio Cunha Lima, também do PSDB. A chapa não foi eleita no segundo turno da disputa eleitoral. Em 2018, foi eleito pela segunda vez para o mandato de deputado federal, sendo reconduzido ao cargo este ano.
RAPS
É uma organização apartidária criada em 2012 com a missão de contribuir para a melhoria da democracia e do processo político brasileiro e de disseminar o compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável na política institucional. A RAPS tem como propósito a capacitação e construção de saberes de líderes políticos, independente do estágio em que se encontram na vida pública e no processo eleitoral. Além da capacitação e formação oferecidas por especialistas em temas diversos, também oferece aos membros ideias, conexões e redes.