Paraibano lança livro com análise inédita sobre polarização digital e política no Brasil - André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Paraibano lança livro com análise inédita sobre polarização digital e política no Brasil

Nos últimos anos, o Brasil tem vivido uma crescente polarização política impulsionada pelas redes sociais. O debate público, antes restrito a espaços tradicionais, agora acontece em tempo real no ambiente digital, onde discursos acirrados moldam a opinião pública e influenciam diretamente eleições, decisões governamentais e movimentos sociais.

Buscando entender esse fenômeno, com base em dados, o professor e pesquisador paraibano Alek Maracajá lança, no próximo dia 26 de março, em João Pessoa, o livro “Brasil Digital: nas entrelinhas da polarização política – uma análise de Big Data de 2017 a 2024”. O evento acontece às 18h, na Livraria do Luiz – Unidade Mag Shopping.

A obra traz uma investigação sobre como sentimentos e comportamentos digitais impactam a política brasileira. Com base em um estudo de sete anos, Maracajá analisa padrões de interação, estratégias de campanhas e o papel das redes na formação de bolhas ideológicas.

“Muita gente sente a polarização no dia a dia, mas poucos enxergam o que está por trás dela. Meu objetivo foi transformar dados em conhecimento, mostrando como o ambiente digital influencia nossas escolhas e o próprio destino da democracia”, destaca o autor, que realizou o lançamento do livro na semana passada, em Brasília.

O evento em João Pessoa deve reunir parlamentares, autoridades, profissionais que atuam em política, tecnologia e comunicação. A entrada é gratuita e é aberto ao público.

Sobre o autor – Alek Maracajá é empreendedor há mais de 22 anos, formado em Processamento de Dados e em Publicidade, com pós-graduações em Gestão HSM, Big Data, Gestão e Geração de Valor na Nova Economia e Marketing Digital. É CEO e fundador da Ativaweb, empresa com atuação estudos de Big Data com foco em dados públicos na web, comportamento digital, marcas e personalidades políticas.

Atua também como professor em cursos de pós-graduação na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing, SP) e na Faculdade Republicana (Brasília), e ainda como pesquisador e membro do Laboratório de Combate à Desinformação da UFPB e colunista de portais nacionais. Também é fundador da ABRADi-PB (Associação Brasileira dos Agentes Digitais da Paraíba) e membro ativo da ABCOP (Associação Brasileira de Consultores Políticos) e do CAMP (Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político).

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 2 =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

A chapa encabeçada pela secretária de Educação de Princesa Isabel, Ana Paula, na disputa pela presidência da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação...

Política

Dos R$ 20,1 bilhões em investimentos do Novo PAC previstos até o fim de 2026 na Paraíba, R$ 12,3 bilhões já foram executados, ou...

Política

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) recebeu da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) uma Moção de Aplauso pela realização do segundo...

Política

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), realizou, nesta quarta-feira (16), uma ação conjunta com o Consulado...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.