A Prefeitura de Guarabira realizou nesta terça-feira (23) a plenária do ‘Participa +’, ouvindo moradores da zona rural da cidade sobre as prioridades de investimentos do governo municipal. A gestão já havia realizado as plenárias digitais e a ‘Conferência da Cidade’, esta última reunindo o público da zona urbana. As ações têm o objetivo de democratizar as decisões sobre a aplicação dos recursos públicos, envolvendo a população na escolha de obras e serviços que serão realizados.
A plenária do ‘Participa +’ aconteceu de forma presencial no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e contou com as presenças da prefeita Léa Toscano, do vice-prefeito Raimundo Macedo, além de secretários da gestão municipal, vereadores e moradores da zona rural.
A prefeita Léa Toscano destacou a importância de ouvir a população e de garantir uma proximidade maior da gestão com os guarabirenses. “É fundamental essa escuta para que o governo trabalhe em prol dos interesses da população, das ações que eles mais necessitam. Estamos no início da gestão e teremos muito tempo para cumprir muitas das demandas solicitadas. Muitas ações na zona rural já estão sendo desenvolvidas como a creche do sítio Carrasco que será reaberta, o ginásio do Distrito de Cachoeira dos Guedes sendo reformado e UBSs que serão reformadas. Vamos garantir sempre o melhor para o nosso povo”, afirmou.
O secretário de Agropecuária e Pesca, Marcelo Bandeira, relatou aos presentes uma série de ações já realizadas esse ano pela gestão, como corte de terra com mais 1.900 horas atendidas para mais de 600 famílias, recuperação das estradas rurais e instalações de bueiros em áreas de difícil acesso.
O secretário de Planejamento, Dayvid Carneiro, destacou que no próximo ano as plenárias com os moradores da zona rural serão realizadas nas próprias comunidades. E que as propostas apresentadas na plenária desse ano serão aprimoradas para serem inseridas pela gestão municipal no orçamento do próximo ano.
Prioridades
Entre as demandas apresentadas pelos moradores da zona rural, destacam-se melhorias nas estradas, perfuração de poços, instalação de cisternas, serviços de saúde, apoio técnico para corte de terra, passagens molhadas e calçamentos.
