Pequenos negócios já geraram saldo de mais de 8 mil empregos na PB em 2022 – André Gomes
Siga nas redes sociais

Cotidiano

Pequenos negócios já geraram saldo de mais de 8 mil empregos na PB em 2022

Os pequenos negócios da Paraíba já geraram, no ano de 2022 o saldo de 8.010 vagas de trabalho no mercado com carteira assinada. O saldo positivo consta em um levantamento de dados do Sebrae/PB, com referência ao período de janeiro a maio, a partir de informações coletadas no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Ainda conforme os dados, no mesmo período, as médias e grandes empresas (MGE) e administração pública apresentaram saldo negativo de 4.293 e 75 vagas, respectivamente. Já as contratações realizadas por pessoas físicas (CPF) registraram saldo negativo de 75.

Nesse cenário de crescimento apresentado pela geração de postos de trabalhos, a partir da atuação dos pequenos negócios na Paraíba, os números divulgados pelo Sebrae/PB, revelam ainda, que a geração de empregos se manteve positiva nesse segmento do mercado, pelo quinto mês consecutivo.

No mês de maio, conforme os dados, as micro e pequenas empresas geraram o saldo de 2.443 oportunidades, enquanto as MGE tiveram o saldo de 755 vagas e a administração pública apresentou saldo zero. No caso das contratações na modalidade por pessoas físicas (CPF), o saldo ficou negativo, observando-se uma redução de 70 postos de trabalho.

De acordo com a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae/PB, Ivani Costa, os dados apontam um cenário positivo de como o mercado paraibano tem reagido a atividade dos pequenos negócios. “Como os números dos últimos meses apontam, o cenário do emprego no estado vem se fortalecendo com a dinâmica puxada pelos pequenos negócios. Diversas cadeias da economia, em especial aquelas ligadas à logística do comércio eletrônico, das atividades de cuidados pessoais e ao varejo local cada vez mais dinâmico e próximo ao consumidor. Vemos também novas oportunidades de qualificação profissional surgindo e sendo absorvidas rapidamente pelo mercado. Além disso também é possível observar um movimento de recomposição dos quadros de pessoal, principalmente nas cadeias de negócios mais impactadas nos últimos 24 meses, tais como as do varejo de alimentação, vestuário e entretenimento que iniciam essa gradual retomada a sua capacidade original”, disse.

Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Cotidiano

O apresentador, ator, escritor, diretor e humorista Jô Soares morreu às 2h30 desta sexta-feira (5), aos 84 anos. Considerado um dos maiores humoristas do Brasil, o apresentador...

Cotidiano

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou, nesta quinta-feira (04), o primeiro caso de Monkeypox, doença conhecida como varíola dos macacos, na Paraíba....

Cotidiano

O Sistema Nacional de Emprego (Sine-PB) oferece a partir desta segunda-feira (de 1º a 5 de agosto) 581 vagas de trabalho em João Pessoa,...

Cotidiano

O empresário Ruan Ferreira, acusado pela morte do motoboy Kelton Marques, foi preso na manhã desta sexta-feira (29) na cidade de Catolé do Rocha,...

Copyright © 2020 js freelas.