A implantação de um Porto de Águas Profundas no município de Mataraca, no Vale do Mamanguape, volta a ser tema de discussão na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) durante uma audiência pública realizada pela Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente. A audiência acontece nesta segunda-feira (10), às 14h, no Plenário José Mariz.
AS discussões giram em torno da instalação de um Complexo Industrial, Tecnológico e Portuário da Paraíba, com capacidade para receber até oito navios de forma simultânea, com uma área de 2.120 metros de atracagem e, segundo estudos técnicos, com impacto mínimo na fauna marinha.
A região de Mataraca foi escolhida depois de muitos estudos. Ela foi a que apresentou as melhores características marinhas, como profundidade mais perto da costa, de relevo e potencial logístico. A execução do projeto tem um custo de R$ 4,2 bilhões com ocupação de uma área de 10 mil hectares. O investimento, que deve contar com recursos do BNDES, por meio da Sudene, pode atrair empresas e gerar milhares de empregos.
O projeto do Porto de Águas Profundas está pronto desde a gestão do ex-governador José Maranhão e custou R$ 10 milhões.