Prefeito abre edição 2024 do Projeto Code, com mais de 5 mil alunos inscritos – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Prefeito abre edição 2024 do Projeto Code, com mais de 5 mil alunos inscritos

“Eu pretendo chegar longe – estudando e me dedicando nesse projeto”. A afirmação é do estudante Rafael Soares Costa, da Escola Aruanda, no bairro dos Bancários – um dos mais de 5 mil alunos já inscritos na versão 2024 do Projeto Codificar para Desenvolver (Code), que teve aula inaugural neste sábado (4), com a presença do prefeito Cícero Lucena, reunindo cerca de 500 monitores. O gestor destacou que a rede municipal de ensino está oferecendo 11 mil vagas esse ano, dando oportunidade para que crianças e adolescentes possam aprender a trabalhar com desenvolvimento de software, programação e diversas áreas do mundo tecnológico.

“A Educação do Município de João Pessoa tem essa missão de melhorar a vida das pessoas. Aqui, estamos formando, trazendo conhecimento, condições de trabalho futuro em profissões que também são do futuro, mas que o presente já começa a ser construído. Então, é só gratidão a Deus, a todos aqueles que ajudam e renovar, cada vez mais a minha esperança e minha confiança num futuro melhor para a cidade de João Pessoa”, afirmou o prefeito, durante solenidade no Centro Escolar Municipal de Atividades Pedagógicas Integrativas Arthur da Costa Freire.

A Iniciativa Code é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec) e Ciência e Tecnologia (Secitec), com apoio da Fundação de Educação e Cultura da Paraíba (Funatec) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Lançada em março do ano passado, já beneficiou cerca de 6,5 mil alunos do 7°, 8° e 9° ano da rede municipal de ensino. Nessa nova versão, em 2024, o projeto está ainda mais inovador, como destacou a secretária municipal de Educação e Cultura (Sedec), América Castro.

“O programa que tem um olhar diferenciado do nosso gestor, para que os nossos meninos tenham oportunidades diferentes na hora de buscar o emprego. A gente tem um horário pré-definido, uma carga horária, em cima de um planejamento e um projeto que foi elaborado anteriormente com as instituições parceiras – UFPB e IFPB -, onde é planejada a parte teórica, as oficinas e também as competições. A gente incentiva os meninos a elaborar e a programar ações e programas que sirvam para o dia a dia da comunidade e o dia a dia da escola”, destacou a secretária.

Profissão do futuro

O secretário de Ciência e Tecnologia, Guido Lemos, disse que as aulas preparam os alunos para que eles possam competir com as profissões do mundo tecnológico e que pagam os melhores salários. “Despertar na cabeça desses jovens que a escola prepara eles para o mercado de trabalho. O que eles aprendem na escola vai ser utilizado num futuro próximo, numa área muito aquecida, que tem muita demanda – que é desenvolvimento de software -, pagando os melhores salários”, projetou o secretário.

Code

O objetivo é integrar o ensino de programação de computadores nas escolas do ensino fundamental do Município de João Pessoa, para que seus estudantes possam aumentar sua competência digital como cidadãos e sejam preparados para novas demandas tecnológicas da sociedade e do mercado de trabalho.

Os conteúdos visitados criarão habilidades para a construção de programas de computador, trabalhando com a metodologia do pensamento computacional, um conceito que permite a criação de fortes bases de apoio para resolução de problemas, estímulo à aprendizagem independente e permanente.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 5 =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

O governador João Azevêdo recebeu, nesta quinta-feira (23), em João Pessoa, o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Felipe Faro, ocasião em que apresentou...

Política

As principais regras para as Eleições municipais deste ano serão abordadas no Workshop Eleições 2024, que será realizado no próximo dia 28 de maio,...

Política

O Tribunal de Contas do Estado vai criar um grupo de trabalho para analisar os indicadores do Estado em relação ao alto índice de...

Política

O governador João Azevêdo anunciou a antecipação do pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário para todos os servidores públicos estaduais, que será...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.