Mais de três mil mulheres participaram de cursos de capacitação ofertados este ano pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM). A titular da Pasta, Nena Martins, comemora os números e ressalta a importância de ter uma gestão preocupada com a causa.
“Trabalhamos para contribuir para a promoção da equidade de gênero, por meio da implementação de políticas públicas que efetivem os direitos humanos das mulheres e elevem sua cidadania, superando as situações de desigualdades da mulher na sociedade”, afirmou.
De acordo com Nena Martins essas capacitações, por meio de cursos de empreendedorismo feminino, a exemplo de estética e beleza, entre outros, são importantes porque criam oportunidades para mulheres em vulnerabilidade social e ao mesmo tempo forma multiplicadores dessas ações.
Além da oferta de cursos de capacitações o ano todo, a SEPPM oferece apoio às mulheres vítimas de violência doméstica através de dois serviços: o Centro de Referência de Atendimento à Mulher Ednalva Bezerra, que é um local de acolhimento, disponibilizando assistência social, psicológica e jurídica às vítimas desse tipo de crime, e a Ronda Maria da Penha, que trabalha em parceria com a Guarda Civil Metropolitana para atender as mulheres com medidas protetivas.
Serviço
A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres funciona no Paço Municipal, no Centro; Telefones: 3213-7352 (gabinete) e 3213-7351 (recepção) e ainda pelo telefone institucional 98654-6332 durante a semana, de segunda a sexta-feira.
O Centro de Referência de Atendimento à Mulher Ednalva Bezerra está localizado na Rua Afonso Campos, 111, Centro; Telefone: 0800-283-3883; Já a Ronda Maria da Penha, que atende pelo número 3213-7355, funciona todos os dias, inclusive nos feriados, 24 horas.