Presidente da Famup entra em contato com Prefeito de Serrana, Léo Capitelli para discutir ‘Projeto S’ – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Presidente da Famup entra em contato com Prefeito de Serrana, Léo Capitelli para discutir ‘Projeto S’

Foto: Assessoria

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, conversou nesta sexta-feira (9) com o prefeito do município de Serrana, Léo Capitelli, para conhecer de perto os resultados do ‘Projeto S’, desenvolvido pelo Instituto Butantan e que tem como objetivo analisar o impacto e a eficácia da vacinação na redução de casos de Covid-19 e no controle da pandemia. Depois do início do projeto com vacinação em massa da população, já se constata que a incidência de casos graves entre os infectados pelo novo coronavírus caiu sete vezes. Antes, 70% dos enfermos apresentavam quadro grave. Hoje, este número é de 10%.

A Vigilância Epidemiológica de Serrana estima que a média diária de pessoas atendidas na UPA, local de triagem e regulação dos moradores, caiu 55% em dez dias: de 90 foi para cerca de 40 a média de pacientes com suspeita ou diagnosticados com alguma necessidade médico-hospitalar. O número de intubação de pacientes também caiu no município que não registrou nenhum caso nos últimos dias.

“Conversamos com o prefeito Léo Capitelli para sabermos como está o processo de vacinação e os números que podem ser vistos até agora com a imunização em massa. Tivemos uma excelente notícia e já podemos constatar que nossa defesa pela vacinação em massa está certa. Os caos graves da covid-19 caíram no município, assim como as intubações e mortes causadas pela doença. É preciso de união para que as vacinas cheguem mais rápidas a todos os municípios. Precisamos salvar vidas, assim como vem acontecendo em Serrana”, destacou George Coelho.

Mesmo com resultados positivos, o Instituto Butantan diz que terá uma avaliação completa da eficácia da vacina ao final do processo de vacinação, quando a população receber a segunda dose. Após uma fase de duas semanas, será possível ter dados concretos de como a vacinação em massa pode reduzir o número de casos e principalmente de mortos pela covid-19. Os resultados da pesquisa realizada na cidade devem ser divulgados em maio.

No município de Serrana, o público-alvo remanescente do ‘Projeto S’ receberá a segunda dose da CoronaVac até o próximo domingo (11). O estudo do ‘Projeto S’ foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e está registrado na base de dados internacional Clinical Trials sob o número NCT04747821.

Processo de vacinação – A cidade foi dividida em quatro regiões separadas por cor. A imunização de cada grupo será realizada durante as primeiras quatro semanas correspondentes à primeira dose. É essa vacinação em ondas que permitirá as comparações para o estudo.

Serrana fica a 20 quilômetros de Ribeirão Preto e possui, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45.844 habitantes. O município tem um programa de vigilância aprimorada de Covid-19, que oferece estrutura para o acompanhamento dos casos, uma das facilidades que justifica a escolha pelo lugar.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 5 =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

O governador João Azevêdo (PSB) recebeu, na tarde desta quinta-feira (21), o deputado estadual Bosco Carneiro Júnior e o prefeito eleito de Alagoa Grande,...

Política

A Polícia Federal indiciou nesta quinta-feira (21) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-integrantes de seu governo por abolição violenta do Estado democrático de...

Política

A deputada estadual Doutora Paula (Progressistas) representou o prefeito de Cajazeiras, Zé Aldemir, na solenidade de certificação e entrega dos troféus da edição 2021-2024...

Política

O prefeito Cícero Lucena autorizou, nesta quinta-feira (21), as obras de reforma e ampliação do Mercado Público do Castelo Branco, que entre as intervenções...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.