Princesa Isabel e Água Branca integram a região turística ‘Vale dos Sertões’ – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Princesa Isabel e Água Branca integram a região turística ‘Vale dos Sertões’

Com o propósito de fortalecer a atividade do turismo no interior da Paraíba, o Sebrae/PB promoveu, nesta quinta-feira (2), um encontro com representantes das cidades que compõem o Fórum de Turismo Vale dos Sertões. A ação, que aconteceu na agência regional da instituição em Patos, também teve a finalidade de mobilizar o grupo, assim como apresentar detalhes do plano de ação que envolve a rota.

A Região Turística Vale dos Sertões é composta por 18 municípios. São eles: Água Branca, Brejo do Cruz, Catolé do Rocha, Jericó, Maturéia, Pombal. Princesa Isabel, Paulista, Patos, Quixaba. Santa Luzia, São Mamede, São José do Sabugi, São José de Espinharas, São Bento, Salgadinho, Teixeira e Várzea.

A gestora de turismo e economia criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, explicou que uma das funções do fórum é trabalhar o desenvolvimento de atividades voltadas ao crescimento do setor, o que tem sido observado de forma positiva na região. “Em três anos de existência esse fórum de turismo evoluiu muito e a construção desse processo tem sido destaque pela participação coletiva. No começo, o desafio era mobilizar os municípios e hoje são 18 que completam essa lista. É uma iniciativa estratégica para a região e o Sebrae entende que esse é o caminho para o desenvolvimento dos territórios de forma sustentável e integrada”, disse.
Entre os pontos discutidos durante o encontro se destacaram a atuação do programa Agentes de Roteiros Turísticos (ART), articulação dos municípios para inserção no Mapa da Regionalização do Turismo, institucionalização das Instâncias de Governança Regional (IGR), além da necessidade de inclusão de empresas no Cadastur, que é o cadastro voltando para pessoas jurídicas que atuam como prestadoras de serviço no turismo.
Os participantes do encontro também tiveram a oportunidade de conhecer os atrativos turísticos de cada município, que se destacam por suas experiências gastronômicas, prática do ecoturismo, turismo de aventura, cicloturismo e a rota dos festejos juninos.
O secretário executivo da Cultura da Paraíba, Cicinho Lima, participou do debate e enalteceu a valorização da região. Segundo ele, a iniciativa é importante para extrair as potencialidades de cada segmento ligado ao turismo. “Esse fórum tem um papel fundamental para o desenvolvimento do turismo e da cultura no sertão paraibano, como sempre digo, são duas áreas que caminham lado a lado e quando valorizadas geram oportunidades”, disse.
O encontro serviu ainda para definição da nova diretoria do fórum, sendo escolhido o nome de Túlio Xavier para ocupar o cargo de presidente “Nossa prioridade agora é estreitar o diálogo com cada representante dos municípios que integram o fórum e depois levantar as demandas para trabalhar esse processo, destacando as potencialidades de cada localidade. O objetivo é fortalecer essas atividades ligadas ao turismo e buscar gerar novas oportunidades, valorizando o que já existe de melhor em cada lugar”, pontuou.
Completam a lista de membros da nova diretoria Iordan Ferreira, indicado como primeiro vice-presidente, Rafael Júnior (1º secretário), Jaqueline Nóbrega (2ª secretária), Artur Fragoso (1º tesoureiro) e Fabiana Simões (2ª tesoureira).
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 5 =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

O governador João Azevêdo recebeu, nesta quinta-feira (23), em João Pessoa, o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Felipe Faro, ocasião em que apresentou...

Política

As principais regras para as Eleições municipais deste ano serão abordadas no Workshop Eleições 2024, que será realizado no próximo dia 28 de maio,...

Política

O Tribunal de Contas do Estado vai criar um grupo de trabalho para analisar os indicadores do Estado em relação ao alto índice de...

Política

O governador João Azevêdo anunciou a antecipação do pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário para todos os servidores públicos estaduais, que será...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.