Princesa Isabel foi um dos 922 municípios brasileiros que recebeu o Selo Unicef, edição 2021-2024, por garantir melhorias nas políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes, nos últimos anos, em comparação à média nacional em pelo menos três indicadores de saúde, educação e proteção contra violência. Nestes 923 municípios, nos estados das regiões Norte e Nordeste, Mato Grosso e norte de Minas Gerais, vivem mais de 8 milhões de meninas e meninos de zero a 17 anos.
“Com muita determinação, conseguimos conquistar o Selo Unicef. A você, Princesa, a garantia de que nós estamos prestes a entregar um governo onde a referência foi aferida pelo Unicef. Nossa gratidão aos articuladores, nossa gratidão a todos e todas que estiveram envolvidos nessa conquista. Para nós, vocês são orgulho. A nossa política voltada para a Conquista do Selo Unicef nos envaidece porque fomos aferidos pelo Unicef e isso nos deixa felizes. Queremos nesse momento compartilhar essa nossa alegria, nossa felicidade com todos os filhos e filhas de Princesa”, disse o prefeito Ricardo Pereira.
Para chegar a estes resultados, os municípios reconhecidos com o Selo Unicef se empenharam em cuidar bem da primeira infância e da adolescência; melhorar a educação – da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho –; investir na saúde física e metal de meninas e meninos; promover hábitos de higiene e acesso à água limpa; proteger crianças e adolescentes das violências; e garantir a proteção social às famílias vulneráveis, em especial aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais.
Todas essas cidades participam do Selo Unicef, uma iniciativa do Unicef destinada a apoiar cidades das regiões mais vulneráveis do País para que melhorem políticas públicas voltadas à infância e adolescência. Após quatro anos de muito trabalho, essas 923 cidades conseguiram melhorar mais do que a média nacional em diferentes áreas, com destaque para: imunização, educação e proteção contra as violências.