Nos últimos anos, a educação pública do município de Princesa Isabel vem se transformando significativamente. Os resultados estão aí para mostrar que Princesa caminha no rumo certo, ofertando às crianças e adolescentes uma base concreta, alicerçada não apenas na transmissão de conhecimentos e conteúdo, mas, principalmente, na troca e no desenvolvimento da autonomia de cada aluno, oportunizando que ele se torne protagonista e alcance o que desejar alcançar.
Essa transformação na educação pública princesense se evidenciou ainda mais após as parcerias com a Fundação Lemann, através do programa Educar Pra Valer, e com o Governo do Estado, pelo Integra Paraíba, que tem prestado assessoria à rede, fortalecendo-a por meio de material estruturado para todos os ciclos, formação continuada para gestores, professores e todos os profissionais envolvidos no processo escolar, avaliações externas e tantas outras ações.
Para que esse modelo de educação pública, que vem dando tão certo, se perpetue, o município lançou o Pacto Municipal pela Educação e Alfabetização na Idade Certa, que garantirá que os projetos e parcerias que estão mostrando eficiência e resultados continuem ativos e sempre se renovando. Além disso, o Pacto convida a sociedade para reconhecer e fazer parte desse processo, pois só assim a educação de Princesa se tornará, cada vez mais, referência estadual e nacional.
Para isso, o governo já reuniu os líderes religiosos e o Poder Legislativo Municipal, em dois encontros consecutivos, para apresentação dos resultados e avanços da educação, a partir de 2017, e para a assinatura do Pacto. O próximo passo será reunir os empresários associados a CDL, em meados de setembro, tornando, assim, a educação pública de Princesa uma responsabilidade e um compromisso de todos.