Proibição de anabolizantes para fins estéticos completa um ano no Brasil; paraibana foi autora da norma - André Gomes
Siga nas redes sociais

Cotidiano

Proibição de anabolizantes para fins estéticos completa um ano no Brasil; paraibana foi autora da norma

O risco de morte prematura em usuários atuais ou antigos de esteroides anabolizantes é quatro vezes maior em relação a quem nunca usou, segundo pesquisas do Research, Society and Development Journal. No Brasil, é vedada a prescrição médica de esteroides androgênicos e anabolizantes (EAA) com finalidade estética, para ganho de massa muscular ou melhora do desempenho esportivo.

Isso ficou estabelecido pela Resolução nº 2.333/23 do Conselho Federal de Medicina (CFM), que completa um ano de vigência no próximo dia 11 de abril. O material tem como autora a endocrinologista Annelise Meneguesso. Ela é coordenadora da Câmara Técnica de Endocrinologia e Metabologia do CFM e conselheira federal pela Paraíba.

“O uso indiscriminado de terapias hormonais com esteroides androgênicos e anabolizantes, incluindo a gestrinona, com objetivos estéticos ou para o ganho de desempenho esportivo, é hoje uma preocupação crescente na medicina e para a saúde pública, uma vez que, de acordo com as mais recentes evidências científicas, não existem benefícios notórios que justifiquem o aumento exponencial do risco de danos possivelmente permanentes ao corpo humano em diferentes órgãos e sistemas com sua utilização”, alerta Annelise Meneguesso.

Dentre os inúmeros efeitos adversos pelo uso das substâncias estão os cardiovasculares, incluindo hipertrofia cardíaca, hipertensão arterial sistêmica e infarto agudo do miocárdio, aterosclerose, estado de hipercoagulabilidade, aumento da trombogênese e vasoespasmo, doenças hepáticas como hepatite medicamentosa, insuficiência hepática aguda e carcinoma hepatocelular, transtornos mentais e de comportamento, incluindo depressão e dependência, além de distúrbios endócrinos como infertilidade, disfunção erétil e diminuição de libido.

A conselheira Annelise Meneguesso alerta que é crescente o número de pessoas utilizando tais medicações de forma ilícita e que, “concomitante ao uso de EAA, há um aumento da administração do hormônio do crescimento (GH) de forma abusiva por atletas, amadores e profissionais, como droga ergogênica, motivo pelo qual o GH encontra-se incluído na lista de substâncias anabolizantes (C5) da Anvisa, assim como no rol de drogas proibidas no esporte pela Agência Mundial Anti-Doping (WADA)”.

Segundo ela, drogas ergogênicas tendem a melhorar o desempenho físico retardando a fadiga, impulsionando o ganho de massa muscular (propriedade anabolizante) e a quebra de gordura (propriedade lipolítica). “Infelizmente nos deparamos com inúmeros casos de jovens que acabam morrendo em decorrência do uso indiscriminado dessas substâncias”, destacou.

Fórum – No último dia 3 de abril, Annelise Meneguesso ministrou palestra durante o  I Fórum sobre o uso de Esteroides Androgênicos Anabolizantes do Conselho Federal de Medicina. O evento debateu temas como a deficiência androgênica do envelhecimento masculino, o doping nos esportes de alto rendimento e os efeitos adversos no uso de anabolizantes, entre outros temas.

“O Fórum possibilitou que especialistas brilhantes de sociedades científicas respeitadas no mundo todo falassem sobre o uso de anabolizantes, expondo os danos adversos e orientando os colegas sobre a importância de se coibir a má prática médica”, disse a coordenadora da Câmara Técnica de Endocrinologia e Metabologia do CFM.

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + 7 =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Cotidiano

Atendendo a uma solicitação do Ministério Público da Paraíba, o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) realizou uma inspeção no canil municipal...

Cotidiano

A Polícia Civil da Paraíba, em conjunto com o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB), realizou uma ação no município de São...

Cotidiano

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) está disponibilizando, a partir desta segunda-feira (30), 27 vagas de emprego em Princesa Isabel. Essa semana...

Cotidiano

Seis em cada dez doenças infecciosas que acometem seres humanos têm origem em animais, segundo dados do Ministério da Saúde. Estima-se que existam mais...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.