A direção estadual do PSDB na Paraíba criou um novo segmento interno com o objetivo de ampliar a área de atuação partidária também para as pautas ecológicas. O PSDB Ambiental trabalhará diretamente com uma agenda compromissada com uma gestão ambiental responsável integrada diretamente com a gestão pública. Dentro de um processo de readequação dos seguimentos, a direção estadual da legenda nomeou João Arthur do Vale Pacheco como presidente da Diversidade Tucana.
João ressaltou a alegria de estar à frente de um seguimento importante do partido e ressaltou o desafio de formular uma formação política do seguimento. “É compromisso nosso dar a este seguimento uma estruturação que se preocupe com o conhecimento e atuação dos seus membros. Sobretudo porque apesar da Diversidade Tucana abranger a comunidade LGBT, ela não trata somente de questões da comunidade, nós podemos debater qualquer tema relacionado à política, da infraestrutura do nosso Estado até o orçamento anual. Queremos formar uma diversidade grande e efetiva”, afirmou, agradecendo ao deputado federal e presidente do PSDB, Pedro Cunha Lima, pela confiança.
De acordo com João, há também o desafio de envolver os membros da diversidade no cerne do debate político que são as eleições. “Então é importante desde já construir candidaturas promissoras com a pauta da Diversidade para as próximas eleições, a representatividade precisa ser efetiva e institucional. Mas enquanto não temos eleitos do nosso seguimento, sem dúvidas temos ao nosso lado grandes lideranças que podem efetivamente nos ajudar em nossa luta pauta como o deputado Pedro que me nomeou e o deputado Ruy Carneiro que no último pleito esteve tão aberto à causa da diversidade”, disse.
Meio Ambiente – No seguimento ambiental foi indicada Sandra Rodrigues para desenvolver ações de proteção animal. De acordo com ela, será desenvolvido um trabalho de conscientização junto à população já que os desafios dizem respeito, principalmente, a certo pensamento, que algumas pessoas possuem, em relação a desconsiderar a importância da preservação ambiental.
“Falar de proteção animal é falar de uma problematização mais ampla que é a devida atenção ao meio ambiente. É mudar a percepção de quem minimiza essa atenção. Então precisamos divulgar, conscientizar, educar. Esse será o maior desafio no momento. É trazer visibilidade à luta por proteção ambiental na cidade e destacar a sua importância”, afirmou Sandra.
Para o presidente estadual do partido, o deputado federal Pedro Cunha Lima, a questão ambiental exige um decisivo esforço de política pública para garantir um futuro com mais qualidade de vida
“Estamos trazendo para o PSDB paraibano a pauta ambiental que será apropriada e incorporada pelos programas e bandeiras do nosso partido. Estamos passando por situações difíceis no Brasil com aumento do desmatamento e ampliação das queimadas, o que está comprometendo o nosso futuro. Precisamos trabalhar para garantir mais proteção ambiental, assegurando a integridade das nossas florestas e dos animais”, destacou Pedro.
Na Capital – Assim como o PSDB estadual, a legenda em João Pessoa também criou o segmento do PSDB Ambiental que tem no comando a ativista Bruna Camila. “Pretendo contribuir com ideias, projetos para que a causa animal e ambientalista sejam discutidas cada vez mais. Promovendo política públicas para os animais não humanos tenham seus direitos assegurados e o meio ambiente seja preservado”, disse.
Para o PSDB da Paraíba, torna-se necessária uma política radical de combate ao desmatamento, articulada entre o poder público e a sociedade civil. O PSDB da Paraíba conta com outros segmentos como o Juventude, Tucanafro e Mulher.