Quatro em cada dez adolescentes pulam café da manhã; saiba como melhorar refeição - André Gomes
Siga nas redes sociais

Cotidiano

Quatro em cada dez adolescentes pulam café da manhã; saiba como melhorar refeição

Considerada uma das refeições mais importantes do dia, o café da manhã não é priorizado por todos: um estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) apontou que quase quatro em cada dez adolescentes brasileiros pulam o desjejum matinal sem qualquer orientação profissional. A nutricionista da Hapvida NotreDame Intermédica, Danielle Cardoso, aponta os perigos da prática e dá dicas de como montar uma refeição dentro da realidade de cada um.

Danielle ressalta que a ausência da refeição, principalmente de maneira habitual, pode causar insuficiência de nutrientes ao longo do dia, como vitaminas, minerais e fibras. A primeira refeição também promove a quebra do jejum de longas horas devido à noite de sono.

Conforme a especialista, quem não se alimenta de maneira equilibrada no café da manhã pode ficar mais suscetível a ‘beliscar’ entre as refeições, o que pode levar a um consumo excessivo de calorias, açúcares, prejudicar a digestão e facilitar o aumento de peso. “Iniciar um dia bem alimentado, mesmo que não seja muito cedo, poderá promover uma melhor saciedade ao longo do dia”, explica.

Como preparar café da manhã – Sendo uma refeição completa, a primeira alimentação do dia pode contar com carboidratos, proteínas, gorduras boas, vitaminas e minerais, que podem ser inseridos conforme os hábitos e preferências de cada pessoa.

A especialista sugere que a refeição pela manhã deve conter, pelo menos, carboidratos e proteínas. Na parte dos carboidratos, há opções como torradas, pães integrais, tapioca, granola, panqueca ou até tubérculos, como macaxeira, batata doce e inhame. Entre as proteínas, também há diversas escolhas saudáveis: ovos, queijos, requeijão, patês com atum ou frango são alternativas rápidas e nutritivas.

A fruta pode deixar o café da manhã ainda mais balanceado, assim como as oleaginosas, como castanhas. Ambas ajudam a promover mais saciedade e nutrição, além de garantir benefícios à saúde cardiovascular e ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue.

Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica

Com 78 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a Hapvida NotreDame Intermédica é hoje a maior empresa de saúde e odontologia da América Latina. A companhia, que possui mais de 66 mil colaboradores, atende cerca de 15,9 milhões de beneficiários de saúde e odontologia e tem à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país. Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 87 hospitais, 77 prontos atendimentos, 331 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − dois =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Cotidiano

O saldo de empregos formais da Paraíba nos últimos sete anos (de 2019 até setembro de 2025) se multiplicou, sendo cinco vezes maior do...

Cotidiano

Sheyner Yàsbeck Asfóra Escrevo estas reflexões em meio a uma generalizada confusão — talvez eu exagere? — que se instalou na República Federativa do...

Cotidiano

A partir desta terça-feira (9), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) ofertará 837 vagas de emprego em 14 cidades paraibanas.  As oportunidades de trabalho estão nos...

Cotidiano

O final do ano é o período em que mais se registram casos de abandono de animais no Brasil. As justificativas são diversas: viagens...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.