Quatro em cada dez adolescentes pulam café da manhã; saiba como melhorar refeição – André Gomes
Siga nas redes sociais

Cotidiano

Quatro em cada dez adolescentes pulam café da manhã; saiba como melhorar refeição

Considerada uma das refeições mais importantes do dia, o café da manhã não é priorizado por todos: um estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) apontou que quase quatro em cada dez adolescentes brasileiros pulam o desjejum matinal sem qualquer orientação profissional. A nutricionista da Hapvida NotreDame Intermédica, Danielle Cardoso, aponta os perigos da prática e dá dicas de como montar uma refeição dentro da realidade de cada um.

Danielle ressalta que a ausência da refeição, principalmente de maneira habitual, pode causar insuficiência de nutrientes ao longo do dia, como vitaminas, minerais e fibras. A primeira refeição também promove a quebra do jejum de longas horas devido à noite de sono.

Conforme a especialista, quem não se alimenta de maneira equilibrada no café da manhã pode ficar mais suscetível a ‘beliscar’ entre as refeições, o que pode levar a um consumo excessivo de calorias, açúcares, prejudicar a digestão e facilitar o aumento de peso. “Iniciar um dia bem alimentado, mesmo que não seja muito cedo, poderá promover uma melhor saciedade ao longo do dia”, explica.

Como preparar café da manhã – Sendo uma refeição completa, a primeira alimentação do dia pode contar com carboidratos, proteínas, gorduras boas, vitaminas e minerais, que podem ser inseridos conforme os hábitos e preferências de cada pessoa.

A especialista sugere que a refeição pela manhã deve conter, pelo menos, carboidratos e proteínas. Na parte dos carboidratos, há opções como torradas, pães integrais, tapioca, granola, panqueca ou até tubérculos, como macaxeira, batata doce e inhame. Entre as proteínas, também há diversas escolhas saudáveis: ovos, queijos, requeijão, patês com atum ou frango são alternativas rápidas e nutritivas.

A fruta pode deixar o café da manhã ainda mais balanceado, assim como as oleaginosas, como castanhas. Ambas ajudam a promover mais saciedade e nutrição, além de garantir benefícios à saúde cardiovascular e ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue.

Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica

Com 78 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a Hapvida NotreDame Intermédica é hoje a maior empresa de saúde e odontologia da América Latina. A companhia, que possui mais de 66 mil colaboradores, atende cerca de 15,9 milhões de beneficiários de saúde e odontologia e tem à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país. Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 87 hospitais, 77 prontos atendimentos, 331 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Cotidiano

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB), a partir desta segunda-feira (20), disponibiliza 447 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos. Em João...

Cotidiano

O primeiro passo para um termo de cooperação técnica em defesa da qualidade da informação e fomento a um laboratório de produção de pesquisas...

Cotidiano

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB), a partir desta segunda-feira (13), disponibiliza 461 vagas de emprego, em 11 municípios paraibanos. Em João...

Cotidiano

O Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) vai realizar em breve um concurso público para o provimento de vagas e  formação de...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.