A Secretária Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, apresentou o projeto Agente Jovem Ambiental (AJA), durante a reunião da Câmara de Meio Ambiente do Consórcio Nordeste, que acontece em Sergipe, com a presença do governador Fábio Mitidieri.
O Projeto Agente Jovem Ambiental (AJA), foi lançado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, e vai beneficiar dois mil jovens da rede pública de ensino estadual.
“Estamos reunidos aqui com o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e tenho certeza absoluta de que vamos conseguir levar soluções para o nosso estado. Esta reunião também é para discutir os projetos que estão sendo implementados na Paraíba e que outros estados estão desenvolvendo de forma semelhante. Estamos discutindo como essas implementações estão ocorrendo para que possamos compartilhar conquistas, acertos e, sobretudo, aprendizados,” afirmou a secretária de Estado do Meio Ambiente, Rafaela Camaraense.
O objetivo dessa reunião é discutir pautas e projetos que estão sendo implementados nos estados do Nordeste, como o AJA (Agente Jovem Ambiental), lançado durante a Semana do Meio Ambiente, em junho deste ano. Além de apresentar os projetos, os representantes de cada estado terão um momento para discussões sobre a execução desses projetos, visando compartilhar êxitos, acertos e aprendizados.
A reunião será finalizada nesta quarta-feira(21), com a participação de Alexandre Pires, diretor de combate à desertificação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), que apresentará propostas sobre a política de combate à desertificação do MMA e a participação do Nordeste nas COPs.
Sobre o AJA:
O Projeto Agente Jovem Ambiental (AJA) representa um investimento de 5 milhões de reais e beneficiará diretamente dois mil alunos da rede estadual de ensino. O objetivo dessa iniciativa é envolver os jovens paraibanos em ações de meio ambiente e sustentabilidade, colaborando para a formação cidadã e promovendo o bem-estar social da comunidade paraibana. O projeto abordará temas como formação cidadã, responsabilidade ambiental, desenvolvimento sustentável, conscientização, mudança de comportamento, empoderamento juvenil, liderança e metas globais de sustentabilidade.