As Comissões Executivas do Podemos terão obrigatoriamente a presença de mulheres na sua composição. De acordo com a Resolução 01/2021, assinada pela presidente nacional, deputada federal Renata Abreu (SP), “a constituição de nominatas das Comissões Executivas, sejam definitivas ou provisórias, de todas unidades federativas e respectivos municípios, deve obrigatoriamente contemplar o Podemos Mulher, nominando sua presidente, sob pena de serem indeferidas”.
Conforme Renata Abreu, a presença da mulher nos partidos contribui significativamente para mudar a atual sub-representatividade feminina na política.
“É necessário construir estratégias para aumentar a presença das mulheres nos espaços institucionais da política. E isso deve começar dentro dos partidos. A construção de políticas públicas capazes de responder às demandas sociais precisa da participação de mais mulheres”, assinala Renata Abreu.
PRAZO DE 180 DIAS
Segundo a Resolução 01/2021, todos diretórios têm 180 dias para adequação. Caso o prazo não seja observado, o Órgão Partidário imediatamente superior tomará as providências para o cumprimento do que estabelece a Resolução.
“Nosso objetivo, como órgão partidário, é consolidar a participação política das mulheres e, com isso, nos fortalecer para o enfrentamento dos problemas sociais do Brasil, rumo à conquista da cidadania plena”, ressalta Renata Abreu.
PIONEIRISMO
Presidente nacional do Podemos Mulher, Márcia Pinheiro, elogia o pioneirismo do Podemos.
“Com essa resolução da nossa presidente Renata Abreu, o nosso partido torna-se pioneiro em dar vez e voz às mulheres, mudando o cenário político, de forma a tornar o Podemos Mulher o maior movimento de mulheres no Brasil”.
O anúncio da resolução foi feito pelo Instagram do Podemos Mulher (podemosmulhernacional).