Ricardo Coutinho fica inelegível por 8 anos após julgamento no Tribunal Superior Eleitoral - André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Ricardo Coutinho fica inelegível por 8 anos após julgamento no Tribunal Superior Eleitoral

Foto: Correio da Paraíba

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por maioria de votos, tornar inelegível o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), por oito anos, a contar das eleições de 2014. Também foi aplicada ao socialista multa em dois dos três processos analisados pela Corte. Apenas o ministro Sérgio Banhos votou contra a pena de inelegibilidade. A decisão do TSE tem efeito imediato, independentemente da publicação dos acórdãos.

Os ministros Luís Felipe Salomão, Tarcísio Vieira, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, e Luís Roberto Barroso, acompanharam o relator ministro Og Fernandes que já havia votado pela condenação de Ricardo Coutinho.

O julgamento das três Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) foi retomado nesta terça-feira (10), com o voto do ministro Luís Felipe Salomão.

As Ações de Investigação Judicial Eleitoral foram ajuizadas pelo PSDB e pela Procuradoria Regional Eleitoral desde 2014 e só agora, seis anos depois, chegaram ao final com o julgamento no TSE.

Defesa

Em nota, a equipe jurídica de Ricardo Coutinho afirma que a decisão proferida pelo Tribunal Superior Eleitoral não afeta candidatura do socialista à prefeitura de João Pessoa nas eleições do próximo domingo (15).

De acordo com os advogados, o registro de candidatura de Ricardo Coutinho foi deferido pela justiça eleitoral, tendo a decisão judicial transitado em julgado no dia 27/10/2020, ou seja, “essa decisão não pode mais ser cassada ou modificada, de modo que ele permanece, para todos os efeitos legais, firme como candidato a prefeito de João Pessoa”.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − dezessete =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), lançou a cartilha ‘Minha Praia – Da Minha...

Política

A Paraíba passa a contar com a Lei 14.252/26, de autoria do deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos), que institui e inclui no Calendário Oficial...

Política

Guarabira já vive o clima de expectativa para a Festa da Luz 2026, maior festa de padroeira do Nordeste, que acontece de 27 de...

Política

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Harrison Targino, informou, nesta quinta-feira (15), que a Instituição irá realizar, na próxima segunda-feira (19), uma...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.