Sábado é ‘Dia D’ de mobilização vacinal na Rede Municipal de Saúde – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Sábado é ‘Dia D’ de mobilização vacinal na Rede Municipal de Saúde

No próximo sábado (16), a Prefeitura de João Pessoa estará com diversos serviços de saúde abertos para garantir a vacinação da população e complementar o cuidado preventivo contra diversas doenças. O chamamento é também para os idosos acima de 60 anos e pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos e que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de seis meses, que já podem receber a nova dose de reforço com a bivalente.

O objetivo é principalmente para o fortalecimento das ações e a oferta da vacina para fins de melhoria da cobertura, assim como atualizar esquema vacinal com as doses de rotina para toda a população. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, na Paraíba, a cobertura vacinal com a Bivalente é de 18,16% na população acima de 18 anos. Em João Pessoa esse público já vacinado é de 66.816 pessoas o que corresponde 10,61%.

Na Capital, a mobilização acontecerá em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), e no Centro Municipal de Imunização, no período das 8h ás 12h. Já os pontos móveis localizados no Shopping Sul, no bairro dos Bancários, Shopping Tambiá e no Home Center Ferreira Costa, às margens da BR-230, atenderá ao público do período da abertura de cada estabelecimento até às 16h. Neste sábado, as seguintes Unidades de Saúde da Família não irão funcionar: USFs Jardim Planalto, Padre Hildon Bandeira, Alto do Ceu II e USF São José.

No Parque Solon de Lucena haverá também ações com vacinação e testagens para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), no período das 8h às 12h. A ação é alusiva ao ‘Dezembro Vermelho’, em combate à Aids e outras infecções.

Fernando Virgolino, coordenador de imunização de João Pessoa alerta sobre a importância da vacinação e dos cuidados das pessoas sintomáticas, no caso das síndromes gripais. “É inquestionável que a proteção por meio da vacinação é a melhor forma de prevenir diversas doenças. No caso da Covid-19, o alerta é diante do cenário com o surgimento de novas sublinhagens, que é a modificação do vírus. Sobretudo, as doses hoje disponíveis atualmente de forma gratuita em todas as rede municipal de saúde, são eficazes contra essas variantes”, destacou.

“Ainda assim alertamos para que pessoas sintomáticas para síndromes gripais adotem o uso de máscaras, e sigam as medidas de higiene como a lavagem das mãos, o uso de álcool gel e distanciamento de pessoas com intuito de contribui para reduzir os riscos da infecção. Os pais e responsáveis devem lembrar que crianças adoecidas não devem ir às escolas. Tudo isso ajuda a reduzir os riscos de transmissão da doença, e protegem pessoas mais vulneráreis como idosos, imunossuprimidos e gestantes”, completou.

Covid-19 – Em 2023, na Paraíba, foram confirmados 5.840 casos, dos quais 5.499 (94,16%) foram leves ou moderados e 341 foram graves. Até o momento, o estado registrou 47 óbitos pelo agravo. Em João Pessoa, de acordo com dados epidemiológicos da Secretaria de Saúde, de janeiro a dezembro deste ano foram notificados 2.242 casos de graves de Síndromes Gripais (SG) e Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) em decorrência por infecção do SARS CoV-2 em residentes em João Pessoa. Desse total de notificação, foram 28 óbitos. A taxa geral de positividade da Covid-19 no estado, da primeira semana de janeiro até o início de dezembro, é de 4,92%.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + dezoito =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

O prefeito de Ricardo Pereira esteve no Ministério da Saúde, em Brasília, discutindo e apresentando o projeto do Hospital de Oncologia de Princesa Isabel...

Política

O governador João Azevêdo lançou, nesta terça-feira (20), editais, prêmios e parcerias em diversos segmentos da cultura que representam investimentos de R$ 50 milhões...

Política

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) foi nomeado vice-presidente da Comissão de Infraestrutura, Minas e Energia da União Nacional dos Legisladores e Legislativos...

Política

O deputado estadual Júnior Araújo (PSB) se pronunciou diante das especulações e informações desencontradas na mídia, afirmando que aguarda o posicionamento do prefeito Zé...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.