As eleições do Conselho Federal de Medicina (CFM) para escolha dos conselheiros federais acontecem na próxima terça (6) e quarta-feira (7), das 8h às 20h. Cada estado da Federação e o Distrito Federal devem eleger um conselheiro federal titular e um conselheiro federal suplente. Na Paraíba, pela Chapa 2, disputam as médicas Annelise Meneguesso e Vanessa Rolim, que apresentaram 22 propostas que valorizam a classe médica e garantem qualidade na formação.
Para votar, o médico deve seguir um passo a passo que começa com o acesso ao site voltado ao processo eleitoral pelo endereço eletrônico www.eleicoescfm.org.br. Em seguida, deve selecionar o regional, no caso, o da Paraíba. Depois, deve clicar em “votar” e, na página da eleição, clicar em “votar” novamente. O médico deve então digitar o número do CPF e selecionar a forma de autenticação. O próximo passo é escolher a Chapa 2 e confirmar o voto.
Annelise Meneguesso e Vanessa Rolim têm uma preocupação com a qualidade dos profissionais que chegam ao mercado de trabalho. Entre as propostas da Chapa 2 está a defesa do Exame Nacional de Proficiência dos Estudantes de Medicina e do Revalida como única forma de revalidação de diplomas médicos.
Outras propostas incluem: defesa do Ato Médico e da autonomia médica; defesa intransigente da vida, desde a concepção; isenção da anuidade das inscrições secundárias e de PJs constituídas para o exercício da Medicina; combate ao aumento da anuidade; combate à abertura de novas escolas médicas; e avaliação objetiva dos cursos de Medicina, com fechamento das escolas que não preencherem os critérios mínimos de funcionamento.
As propostas seguem com a defesa da qualidade e melhor remuneração das bolsas de Residência Médica; reconhecimento da atividade de preceptor, beneficiando médicos que trabalham supervisionando estudantes de Medicina ou médicos residentes; e substituição do Programa Mais Médicos por um plano de cargos e carreiras no SUS, através de concurso, com piso da categoria (Fenam).
A médica Annelise Meneguesso tem um trabalho atuante como conselheira suplente do estado da Paraíba e agora vai disputar as eleições como titular. Foi relatora da resolução da publicidade médica e da que proíbe o uso de anabolizantes para fins estéticos e esportivos. “Minha posição no Conselho Federal de Medicina sempre esteve acima de qualquer ideologia ou partidarismo. Eu tenho um bom relacionamento com todas as pessoas porque a minha luta é em prol da causa médica”, afirmou.
Eleição
Votarão os médicos ativos que estiverem com seus dados cadastrais atualizados e em situação regular junto ao seu Conselho Regional, quanto a débitos de qualquer natureza, até 30 de julho de 2024. Cada estado e o Distrito Federal elegerão dois conselheiros federais (um titular e um suplente), totalizando 54 conselheiros. Além deles, se juntarão ao grupo dois nomes indicados pela Associação Médica Brasileira (AMB).
Perfis
Annelise graduou-se pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em 2006 e fez Residência em Clínica Médica e, posteriormente, também em Endocrinologia e Metabologia no Hospital Universitário Alcides Carneiro (UFCG). É professora de endocrinologia na Faculdade de Ciências Médicas e atualmente está como conselheira suplente pela Paraíba no CFM. Já a suplente na chapa, a médica otorrinolaringologista Vanessa Rolim, tem atuação no Sertão do estado. Ela é membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia.