As falhas no cabelo do ex-participante do Big Brother Brasil 21, o ator Lucas Penteado, chamou a atenção dos telespectadores brasileiros quando teve início a vigésima primeira edição do reality show. Porém, esta condição trata-se da alopecia, uma doença que, segundo a tricologista do Hapvida em João Pessoa, Marcela Vidal, gera a perda progressiva dos fios. “Provoca uma falha ou perda de volume capilar que pode ser localizada ou difusa”, explica.
A especialista esclarece que a doença pode ser classificada em não cicatricial, sendo potencialmente reversível, como é o caso da androgenética e areata. Mas também pode gerar cicatrizes irreversíveis e destaca que o sinal de alerta é “a perda progressiva dos fios, deixando o couro cabeludo mais visível ou exposto”.
Marcela Vidal reforça que a queda de pêlos pode ocorrer em outras partes do corpo. “Os tipos de alopecia podem acometer sobrancelhas, pêlos corporais, como é o caso da alopecia areata”, exemplifica e acrescenta que a doença não é autoimune, mas que uma doença autoimune pode vir a causar a alopecia.
A médica ressalta ainda que o estresse para alguns tipos de alopecia pode entrar como uma espécie de gatilho, um agravante, mas não chega a ser a causa da manifestação da doença. “O caminho a ser seguido para o tratamento da alopecia vai de acordo com a causa e deve ser acompanhado pelo profissional dermatologista, de preferência com experiência em tricologia, que é a área da dermatologia que estuda o couro cabeludo”, esclarece.