São João saudável: nutricionista dá dicas de como aproveitar com moderação – André Gomes
Siga nas redes sociais

Cotidiano

São João saudável: nutricionista dá dicas de como aproveitar com moderação

Bolo de milho, mungunzá, canjica, pamonha e sobremesa de paçoca: as comidas típicas do São João fazem parte da cultura nordestina e são um dos pontos altos da celebração. Mas é preciso aproveitar com moderação para evitar arrependimentos quando a data passar. Nutricionista do Hapvida NotreDame Intermédica, Sonalle Carolina explica que saber dosar entre as refeições e separar uma refeição livre pode ser o segredo para não passar do ponto.

“Se você vai ter uma noite de São João regada a muitas comidas típicas, passe o dia se alimentando de forma equilibrada, evitando o excesso de açúcar, comendo de maneira saudável e se hidratando bastante para que, quando for sair da dieta, possa comer de maneira adequada”, orientou.

Não é necessário sair evitando toda comida típica, mas quem possui algum tipo de patologia, como diabetes, deve ter um cuidado maior ao escolher o que colocar no prato. O aconselhado, conforme a nutricionista, é optar por versões sem açúcar sempre que possível. “Esses alimentos são muito ricos em carboidratos simples e açúcar. Então consumir uma pamonha diet, sem açúcar, ou fazer um mungunzá utilizando adoçante seriam trocas adequadas”, explicou.

Quem possui dislipidemia, que é o colesterol e triglicerídeos altos, também deve se atentar um pouco mais e consumir com moderação alimentos que levam muito leite, leite de coco e gorduras saturadas. Por sorte, as comidas típicas também possuem muitas opções saudáveis, como milho cozido, milho assado, queijo coalho e amendoim, que são inclusive as indicadas pela especialista.

Atenção à bebida – Além de escolher bem o que comer, o consumo do álcool deve ser com moderação, já que a bebida alcoólica é altamente calórica. Uma dica de Sonalle Caroline é optar por um doce após a bebida para equilibrar a glicose. “Seria uma maneira interessante de consumir o açúcar”, avalia.

Rotina saudável – Realizar atividades físicas também é uma forma de manter uma rotina equilibrada mesmo nos dias de festejo junino. Como as viagens para o interior são comuns, a nutricionista sugere opções como caminhada e trilha, para aliar o bem-estar e qualidade de vida à oportunidade de conhecer mais a região.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × cinco =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Cotidiano

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) oferta, a partir desta segunda-feira (15), 533 vagas de emprego, em 10 municípios paraibanos. Em João...

Cotidiano

A médica Annelise Meneguesso, candidata a conselheira titular do Conselho Federal de Medicina (CFM) pela Paraíba, participou do podcast do Sindicato dos Médicos (Simed-PB)...

Cotidiano

A advogada especialista em direito tributário, Sheila Sodré, participou do lançamento do livro ‘Nós, o Reencontro’ no Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de...

Cotidiano

De forma inédita, a Fundação Napoleão Laureano (FNL) recebeu a imprensa paraibana na ‘Manhã da Transparência HNL’, com a entrega do Relatório de Governança...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.