Saúde bucal: pré-natal odontológico em gestantes pode evitar parto prematuro – André Gomes
Siga nas redes sociais

Cotidiano

Saúde bucal: pré-natal odontológico em gestantes pode evitar parto prematuro

Os cuidados com a saúde bucal são indispensáveis durante todas as etapas da vida, inclusive na gestação. O pré-natal odontológico é requisito fundamental para a qualidade de vida das mães e o desenvolvimento saudável dos bebês. Nesta quarta-feira (20), Dia Mundial da Saúde Bucal, a cirurgiã-dentista da Hapvida Interodonto, Caroline Cavalcante, alerta que o acompanhamento profissional adequado ajuda a evitar complicações de diversas ordens, a exemplo de partos prematuros.

“Na gravidez podem ocorrer alterações no ph da saliva capazes de gerar patologias associadas, como cáries, gengivites e periodontites. Por isso, além de manter uma higiene adequada, as consultas pré-natais precisam ser realizadas trimestralmente. Dessa forma, torna-se possível agir preventivamente e identificar, em tempo hábil, problemas na região oral”, orienta.

Conforme Cavalcante, a assistência precoce reduz eventuais necessidades de intervenções mais invasivas. “Se você identificar dores no dente, hipersensibilidades, inflamações ou sangramentos na gengiva é preciso buscar um cirurgião-dentista para que o problema não se agrave e não demande procedimentos cirúrgicos, como extrações e canais, que devem ser evitados ao máximo durante a gestação”, alerta.

O Dia Mundial da Saúde Bucal foi criado para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a higiene oral e a prevenção de problemas dentários. Nesse cenário, Caroline Cavalcante compartilha dicas que devem ser adotadas durante todo o ano. “Escove os dentes após as refeições, use o fio dental e escove a língua para evitar o acúmulo de saburra lingual, causa recorrente de mau hálito. Além disso, mantenha uma rotina de consultas regulares”, ressalta.

Hapvida NotreDame Intermédica – Com 78 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a Hapvida NotreDame Intermédica é hoje a maior empresa de saúde e odontologia da América Latina. A companhia, que possui mais de 66 mil colaboradores, atende cerca de 15,9 milhões de beneficiários de saúde e odontologia e tem à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país.

Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 87 hospitais, 77 prontos atendimentos, 331 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − onze =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Cotidiano

A Comissão Nacional Eleitoral do Conselho Federal de Medicina suspendeu por 18 dias a campanha da Chapa 1, “Representatividade, Ética e Transparência”, encabeçada pelo...

Cotidiano

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) oferta, a partir desta segunda-feira (15), 533 vagas de emprego, em 10 municípios paraibanos. Em João...

Cotidiano

A médica Annelise Meneguesso, candidata a conselheira titular do Conselho Federal de Medicina (CFM) pela Paraíba, participou do podcast do Sindicato dos Médicos (Simed-PB)...

Cotidiano

A advogada especialista em direito tributário, Sheila Sodré, participou do lançamento do livro ‘Nós, o Reencontro’ no Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.