Sessão Especial em Cajazeiras comemora centenário de nascimento do Monsenhor Gualberto – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Sessão Especial em Cajazeiras comemora centenário de nascimento do Monsenhor Gualberto

A Assembleia Legislativa, em parceria com a Câmara Municipal de Cajazeiras e a Academia Cajazeirense de Artes e Letras, realizou Sessão Especial, na tarde desta quinta-feira (14) em comemoração ao comemoração do centenário de nascimento do Monsenhor Luis Gualberto de Andrade. O evento presidio pelo deputado Jeová Campos aconteceu no auditório da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (Fafic), naquele município. Jeová e Dra. Paula foram os autores da propositura na ALPB e o vereador Alison Américo propôs o evento na Câmara Municipal.

Na oportunidade, foi entregue a “Medalha Padre Rolim” à família do homenageado, na pessoa de Isaías José Dantas Gualberto, atual delegado-geral da Polícia Civil do Estado da Paraíba. A honraria concedida ”in memoriam” ao Monsenhor Luis Gualberto de Andrade, é resultado de um Projeto de Resolução proposto pelo deputado Jeová Campos, subscrita pelo deputado Lindolfo Pires, e aprovada por unanimidade na Casa de Epitácio Pessoa”.

Jeová fez questão de ressaltar, antes de que falar sobre o homenageado, que Cajazeiras é uma terra de homens do povo sertanejo, “bravos e que conseguem fazer a diferença, de uma forma singular pela educação”, a exemplo do Padre Inácio Rolim, que criou o conceito de que “Cajazeiras Paraíba ensinou a Paraíba a Ler”.

Sobre o homenageado, ele disse que o Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade “representa as pegadas, as passadas, os ensinamentos de padre Márcio de Souza. Essa cidade ela surge de uma escola. Faculdade Federal da Paraíba, referência no ensino público da região, não existiria em Cajazeiras sem a iniciativa do Monsenhor Gualberto. Nós temos que tirar o chapéu tem que tirar o chapéu para ele e tantos outros parceiros que naquela época se juntaram a ele, a exemplo do ex-prefeito Chico Rolim, para poder de fato edificar este empreendimento”.

O propositor da sessão na Câmara, Alisson Américo, lembrou a trajetória do monsenhor Gualberto de Andrade, que ocupou, além da Reitoria do Seminário Diocesano Nossa Senhora da Assunção, as funções de diretor do Colégio Diocesano Padre Rolim, diretor da Fafic e do Colégio Nossa Senhora de Lourdes. “Tinha uma fé inabalável. Para ele a educação sempre era muito mais que a simples transmissão do conhecimento teórico das disciplinas curriculares, mas o contributo para a formação cidadã e para promover transformação social para o bem comum”, declarou.

O padre Francivaldo do Nascimento, presidente da Comissão Organizadora do Centenário de Nascimento do Monsenhor Luis Gualberto de Andrade, disse que o resultado dessa celebração é exatamente a mobilização da sociedade e de toda a produção cultural e de comunicação da cidade. “Ela é feita com a participação da sociedade, é a manifestação da fala do que cada cidadão que conheceu, que conviveu com Monsenhor Gualberto. Todas as Produções, vídeos, missas, programas coletivos de rádio e televisão, tudo é feito com a participação da sociedade. Um mosaico social para reconstruir no tempo a memória do grande benfeitor Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade”.

O presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras, Eriberto Maciel, afirmou que realização da sessão conjunta com a Assembleia Legislativa, para comemorar o centenário é uma justa homenagem àquele que foi, em sua opinião, “o segundo maior benfeitor da Educação de Cajazeiras, Monsenhor Gualberto de Andrade”. Disse que o homenageado é referência como religioso e também como homem que fez muito pelo desenvolvimento educacional da cidade.

Eriberto Maciel exaltou a ação do vereador Alisson Américo, propositor da sessão através da Câmara, como também da deputada Doutora Paula, pela Assembleia. “Tive a honra de ser afilhado do monsenhor Gualberto de Andrade, quando fui incentivado por ele para estudar no Seminário Nossa Senhora da Assunção. Tenho a grata satisfação e orgulho de ser uma pessoa formada porque fui incentivado por ele”, ressaltou.

O vice-presidente da Academia Cajazeirense de Artes e Letras, Ubiratan Maciel, na oportunidade representando o presidente da entidade: Francisco Sales Cartaxo Rolim, destacou que teve o privilégio de ser aluno do Padre Gualberto no Colégio Estadual de Cajazeiras, onde lecionava Língua Portuguesa e Literatura. E nessa oportunidade, ele despertava na sua grandeza como mestre dos meus mestres. Ele não me ensinou as regras gramaticais. Ele não me ensinou que somente falar corretamente a língua portuguesa. Ele me ensinou a enxergar o mundo com um sonhador. Aquele que sonha por um mundo melhor e mais justo”.

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir Meireles, também participou da solenidade. Ao falar sobre o homenageado, afirmou que monsenhor Luiz Gualberto de Andrade foi o maior líder do sacerdócio da Diocese de Cajazeiras e grande protagonista, somado com Dom Zacarias Rolim de Moura, por implantar o ensino superior de qualidade em Cajazeiras.

“A gente não pode manifestar outro sentimento que não seja de satisfação de celebrarmos, todos nós juntos, exatamente o centenário do monsenhor Gualberto de Andrade, de saudosa memória. Eu digo isso com a autoridade que me é peculiar, pelo privilégio que tive do conhecimento com o monsenhor, desde os meus 9 anos”, disse.

Também participaram da sessão o deputado estadual Wilson Filho e o deputado federal Wilson Santiago.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

O presidente do diretório municipal do MDB e vereador de João Pessoa, Mikika Leitão, participa nesta quinta-feira (08), do Encontro Nacional do MDB que...

Política

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) participou, na tarde desta terça-feira (7), do II Encontro do Programa de Proteção para Crianças...

Política

O PTB é o primeiro partido de oposição ao governador João Azevêdo (Cidadania) a lançar uma candidatura própria ao Governo do Estado. Em reunião...

Política

A Prefeitura de João Pessoa, nesta quarta-feira (8), feriado municipal de Nossa Senhora da Conceição, segue com sua campanha de vacinação das três doses...

Copyright © 2020 js freelas.