O presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), Sheyner Asfora, reafirmou o apoio da entidade a instalação do Juiz das Garantias na Paraíba durante reunião realizada nesta quinta-feira (5), com o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador João Benedito. O antiprojeto será levado a apreciação do plenário na próxima quarta-feira (11).
“Foi uma reunião extremamente positiva, onde o presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador João Benedito, juntamente com todos os magistrados, além do próximo presidente do Tribunal, o desembargador Fred Coutinho, demonstrou uma grande receptividade, ouvindo toda a advocacia criminal e explicando, dialogando com números, mostrando a boa vontade de fazer com que o sistema criminal possa dar continuidade sem qualquer atropelos”, disser Sheyner.
De acordo com o presidente da Abracrim, durante a reunião, o Tribunal de Justiça, através do seu presidente, falou das dificuldades que teve na análise e formatação do antiprojeto e ainda destacou que foi formada uma comissão para pensar em toda a reformulação que necessitaria ser feita para a implantação do Juiz das Garantias.
“Então, foi nos dado a informação de que serão cinco juízos de garantias na Paraíba toda, dois em Campina Grande, dois em João Pessoa, um no sertão, para atender todas as demandas próprias do juiz de garantias”, frisou o presidente da Abracrim, reafirmando que pode contar com seu apoio.
“Pode contar com a nossa vigilância e a nossa parceria para implantar esse anteprojeto para que se vire Lei e que possa tão bem atender ao jurisdicionado e toda a sociedade paraibana”, afirmou Sheyner Asfóra.
Também participaram da reunião o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino; o presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), Sheyner Asfora; e os presidentes da OAB de Campina Grande, Alberto Jorge, e de Cajazeiras, Jhony Pereira; além do desembargador Fred Coutinho e da presidente da Abracrim Paraíba, Nathalia Alves.
A reunião contou ainda com a presença dos diretores da Subseção de Campina Grande: Bráulio Lira (secretário-geral), Elíbia Ricardo (secretária-geral Adjunta) e Sarah Aires (tesoureira); além do presidente da Anacrim, Rômulo Palitot; dos juízes auxiliares da presidência Fabio Araújo, Michelini Jatobá e Lua Yamaoka, e o presidente da AMPB (Associação de Magistrados da Paraíba), juiz Alexandre Trineto.