O município de Soledade deve receber o Sistema Iner (Instituto Nacional Elogística Reversa) – utilizado para operar cerca de 1,2 mil toneladas por dia no processamento de resíduos de forma integrada e tecnológica. O projeto faz parte da iniciativa ‘Lixo Zero, Social 10’ e poderá concentrar na cidade todo complexo de usinas, que é capaz de solucionar 50% da destinação do lixo da Paraíba. Além de possibilitar destinação correta de resíduos, aumentar a vida útil do aterro sanitário, a iniciativa gera emprego e renda.
O prefeito de Soledade, Geraldo Moura Ramos, participou de uma reunião nesta quinta-feira (9) com o presidente da Confederação do Elo Social Brasil (CESB), Jomateleno dos Santos e discutiu a instalação do projeto na cidade. De acordo com o gestor, a Prefeitura irá contribuir com a disponibilização de uma área onde poderá ocorrer o funcionamento do sistema.
De acordo com o projeto, todos resíduos sólidos são reaproveitados e reciclados, sendo transformados para outros fins. Dessa forma, os aterros sanitários recebem menos lixos, aumentando a vida útil do local.
Além de receber resíduos domésticos, o espaço também tratará lixo industrial, contaminantes e perigosos. Geraldo ressalta que a alternativa é viável também para assegurar a implantação do polo industrial, que abrigará diversas empresas do ramo de mineração e precisarão descartar resíduos.
“Esse sistema irá compor nossa estrutura de funcionamento do Polo Industrial de Mineração, mas também será utilizado para lixo doméstico e para o descarte de material de qualquer organização que atuar na região. Essa tecnologia é um sistema completo que as grandes cidades já têm adotado. Daremos um passo à frente, levando esse avanço para toda a área do Curimataú e Cariri paraibano”, pontuou o prefeito.
Entre os benefícios do programa estão a redução dos problemas de saúde causados pela má administração dos resíduos; danos ambientais; a redução de custos através da operação, que sustentará todo o processo e a geração de renda, uma vez que os materiais produzidos poderão ser comercializados.
Projeto Social
Caso seja contemplada, Soledade também será sede do projeto Social do Cidadão, que prestará atendimento para a população da região em situação de vulnerabilidade. Assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, advogados e outros profissionais integrarão a equipe.
Sistema Iner
O Sistema Iner é uma iniciativa de uma instituição social sem fins lucrativos que atua em parceria com Prefeituras, empresas privadas, responsáveis pela limpeza e coleta dos resíduos sólidos urbanos e ainda o mercado hospitalar.
Os produtos fabricados pelo sistema podem ser comercializado para empresas e indústrias recicladoras de papel/papelão, alumínio, vidros, embalagens PET, plásticos, siderúrgicas especializadas em recuperação de materiais ferrosos e metais, empresas compradoras de briquetes, estabelecimentos consumidores de combustível derivado de resíduo (CDR), entre outros.