A Prefeitura de Soledade iniciou o processo de discussão e implantação do projeto “Do Campo pra Mesa”, em parceria com o Sebrae, como forma de fortalecer a produção local e a realização da II Edição do Festival Gastronômico de Queijo, prevista para acontecer no segundo semestre do ano.
O objetivo é garantir que toda a cadeia produtiva esteja preparada para aquecer o desenvolvimento rural através das potencialidades locais. O prefeito Geraldo Moura Ramos se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Rural e Pesca, Miranda Neto, e consultores do Sebrae para discutir o tema.
“Estamos nos preparando para realizar nosso Festival de Queijo pelo segundo ano e o projeto “Do Campo pra Mesa” vai contribuir para o fortalecimento do evento, promovendo o desenvolvimento territorial sustentável das propriedades produtoras na caprinovinocultura, bovinocultura e avicultura, garantindo assim uma maior produção e transformando as propriedades em empresas rentáveis”, destacou o prefeito.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural e Pesca, Miranda Neto, o trabalho resulta no atendimento ao homem do campo, que têm na gestão municipal o apoio e a preocupação necessária para solucionar seus anseios. “Estamos trabalhando para promover o desenvolvimento territorial sustentável das propriedades produtoras, transformando-as em empresas rentáveis, bem como, promovendo o desenvolvimento da economia regional através do associativismo e cooperativismo”, disse.
O projeto que conta com a parceria do Sebrae, representado pelos consultores Fernanda Melo, João Bosco e José Cavalcante, pretende ainda orientar os produtores a conviverem com a seca; proporcionar aumento na rentabilidade da atividade; orientar o manejo adequado dos rebanhos; melhoramento genético da caprinovinocultura e bovinocultura; proporcionar maior conhecimento e uso de tecnologias de inovação; orientar sobre o uso consciente e adequado do solo e das fontes de água; desenvolver produtos comerciais com foco nos seguintes produtos.
Também é objetivo do projeto “Do Campo pra Mesa” trabalhar as cadeias produtivas até a comercialização; aproximar o comércio local e regional a produção local; despertar e fomentar o turismo rural; aumento na produção das associações atendidas; diminuição no custo de produção; estruturação dos rebanhos das associações atendidas; aumento na geração da renda; produtos locais com valores agregados de fácil comercialização; comercialização dos produtos locais a nível local e regional; e o lançamento da “Rota Rural Do Campo pra Mesa”.
Festival de Queijo
Com destaque em toda a Paraíba, o II Festival Gastronômico de Queijo acontece nos dias 23, 24 e 25 de setembro de 2022. A primeira edição aconteceu no ano passado e apresentou a cidade ao estado, atrelando o cartão postal gastronômico à realidade do município.