A cidade de Soledade, localizada no Cariri paraibano, passou a integrar oficialmente o Mapa de Regionalização do Turismo, um instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país. Ao todo, 2.689 cidades distribuídas em 343 regiões turísticas fazem parte do Mapa elaborado pelo Ministério do Turismo.
O prefeito Geraldo Moura Ramos destacou que o mapa do turismo é uma ferramenta importante para definir as estratégias de atuação do Ministério do Turismo na formulação de políticas públicas para o setor. “Temos trabalhado muito pelo desenvolvimento de Soledade e da região, buscando sempre a geração de emprego e renda. Fazer parte do Mapa de Regionalização do Turismo vai nos abrir um leque de novas oportunidades para fazer isso acontecer. O turismo é uma importante ferramenta para o desenvolvimento e preparação da cidade para o futuro”, afirmou.
Para o secretário municipal de Esporte e Turismo, Raphael Pimentel, essa é uma grande conquista da Prefeitura, da população e do prefeito Geraldo Moura. “No Mapa, o município de Soledade terá mais acesso a oportunidades que o Ministério do Turismo vem trabalhando, como programas de financiamento e a participação em programas estruturantes. Sem dúvida teremos um grande desenvolvimento do turismo na cidade a partir de agora”, frisou.
Regionalização
A regionalização do turismo é um dos objetivos da Política Nacional de Turismo, instituída pela Lei nº 11.771, de 17 de setembro de 2008, e uma das diretrizes do Plano Nacional de Turismo (PNT), sendo o Mapa do Turismo Brasileiro uma de suas estratégias de implementação.