O pré-candidato a prefeito de Sapé, Major Sidney, defendeu nesta terça-feira (8), Dia Mundial da Alfabetização, políticas públicas na área da educação de Sapé que possam garantir a formação de todos os cidadãos, possibilitando o aprendizado nos anos iniciais, mas também entre os jovens e adultos. Dados do IBGE revelam que a taxa da população analfabeta com 15 anos ou mais de idade é de 29,91% no município. Na Paraíba, a taxa é 16,1%.
“Hoje comemora-se o dia da Alfabetização. Mas, em Sapé, infelizmente não temos muito o que comemorar. Precisamos de mais investimentos e de um gestor que garanta educação ao seu povo. Precisamos implementar políticas públicas capazes de atingir toda a população, garantindo a alfabetização de todos. O desafio é grande. Reduzir os números de analfabetismo no nosso município requer esforço e compromisso da gestão, para que a educação seja encarada como prioridade”, destacou o Major Sidney.
De acordo com o pré-candidato, a proposta é implementar no município uma gestão diferenciada na educação, para que quem ainda não teve a oportunidade de aprender a ler possa realizar esse sonho. “É nosso compromisso também aumentar as vagas em creche, na pré-escola e melhorar a qualidade do ensino fundamental. Uma cidade forte se faz com uma educação forte”, afirmou.
Paraíba
A Paraíba é o quarto estado do Brasil com a maior taxa de analfabetismo, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínuo (Pnad). A taxa do Estado é de 16,1%, ficando atrás apenas do Maranhão (16,3%), Piauí (16,6%) e Alagoas (17,2%). No total da população, cerca de 19% dos homens da Paraíba são analfabetos enquanto a proporção entre as mulheres é de 13,5%. A taxa também é maior entre as pessoas pretas e pardas, de 18%, enquanto entre os brancos é de 12,2%.